Foram 755 confirmações de Covid-19 de 22 de novembro até 22 de dezembro em Cachoeira do Sul. O número representa 47,7% do total de casos desde março, quando houve o primeiro resultado positivo para a doença no Município. O boletim atualizado nesta terça-feira (22) ainda mostra que os registros da Secretaria da Saúde chegam a 1.583 casos confirmados. No dia 22 de novembro, eram 828.
O levantamento do Portal OCorreio evidencia a o ritmo mais acelerado de casos confirmados de Covid-19 em comparação aos novos casos de recuperações. Em média, para cada registro de paciente considerado recuperado da doença, outros 2,2 registros foram de novas confirmações para Coronavírus em Cachoeira do Sul.
Ao quase dobrar as estatísticas no mapa do Coronavírus em um único mês, Cachoeira do Sul enfrenta as consequências. Uma delas está refletida na lotação da UTI Covid-19 no Hospital de Caridade e Beneficência, além do uso da Enfermaria Covid-19 também para abrigar pacientes em tratamento. Outro reflexo foi disparar o total de óbitos por complicações com a doença: eram sete e passou a 15 no período. Além disso, pela primeira vez, Cachoeira do Sul testemunhou índices de bandeira preta (risco altíssimo de contágio) na sua avaliação divulgada pelo comitê gestor do modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado.
Em contrapartida, o avanço do número de recuperações ficou abaixo do ritmo observado ao retrospecto dos casos confirmados no mesmo período de um mês: eram 725 no dia 22 de novembro e passou a 1.066. Ou seja, uma diferença de 341 pacientes recuperados.