Electric Days: setor debate eletromobilidade e ESG

Por
Electric Days: setor debate eletromobilidade e ESG
OCTurbo
30 de junho de 2023 - unnamed (15)

A edição do Electric Days (São Paulo), um dos maiores eventos sobre eletromobilidade e sustentabilidade do mundo realizado no decorrer da semana, mostrou carros eletrificados de última geração de fabricantes como Ford, Volvo, BMW, GWM, Nissan, Toyota, Honda, Jaguar, Mercedes-Benz, GM e Renault. Além disso, entidades de prestígio do setor contribuíram com os debates, apresentando a sua visão sobre o desenvolvimento da mobilidade elétrica no mercado brasileiro.

Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), por exemplo, foi um dos destaques. Em sua apresentação “Novas oportunidades e negócios da mobilidade elétrica”, Bastos trouxe alguns dados relevantes sobre a área. “A venda de veículos eletrificados vem crescendo 50%, anualmente. Para 2023, esta alta deve ser ainda maior, atingindo mais de 70 mil veículos eletrificados até o final de dezembro”, afirma.

De acordo com o executivo, a ABVE vem contribuindo para expandir a eletrificação no país. “Trabalhamos no apoio de políticas públicas que tragam segurança e previsibilidade para o desenvolvimento da eletromobilidade no País. Algumas das medidas que tivemos forte atuação foram: redução do Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos, redução do valor do IPVA e aprovação da Lei 16.802/2018, que estabeleceu o prazo de 20 anos para a conversão da frota de ônibus da cidade de São Paulo em veículos de baixa emissão”. A ABVE tem como objetivo criar um Plano Nacional de Eletromobilidade com uma série de diretrizes para estimular o mercado.

José Palazzi, Diretor de Vendas da Qualcomm, abordou o tema “Acelerando a transformação digital do transporte com tecnologias”. Na avaliação dele, a discussão sobre os caminhos para promover a aceleração e a transformação digital no setor automotivo por meio de tecnologias de vanguarda será essencial para esclarecer aspectos técnicos e conceituais sobre os rumos da mobilidade sustentável.

Outro destaque foi a palestra “A importância das locadoras e seminovos na estratégia de eletrificação da frota brasileira”. A discussão contou com a participação de Paulo Miguel Jr., Conselheiro Gestor da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Enilson Sales, Presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), e Ricardo Bacellar, consultor estratégico automotivo e de mobilidade.