Ovidio Guzmán, filho do famoso traficante Joaquin “El Chapo” Guzmán, foi preso por autoridades mexicanas. A operação ocorreu no estado de Sinaloa, nesta quinta-feira. Durante as ações policiais, confrontos foram registrados na cidade de Culiacán, em resposta criminosa pela prisão de “El Ratón”.
Guzmán é conhecido por integrar o alto escalão do Cartel de Sinaloa. A informação consta em um comunicado divulgado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Quem é “El Chapo”
O traficante já havia sido preso em outubro de 2019, mas foi liberado por ordem do presidente Andrés Manuel López Obrador, após ocorrências de retaliações criminosas.
A prisão levou a confrontos por Culiacán. Por isso, autoridades locais orientaram que cidadãos se abrigarem em casa.
Veículos chegaram a ser saqueados e bloqueios estavam ocorrendo em diferentes partes da cidade.
O estado de Sinaloa abriga o Cartel de Sinaloa, uma das organizações de narcotráfico mais poderosas do mundo. “El Chapo” era o líder do cartel antes de ser condenado à prisão perpétua em 2020.
Herança de família
Conforme o Departamento de Estado dos EUA, Guzmán e seu irmão, Joaquín Guzmán-López, herdaram parte dos lucros do narcotráfico após a morte de outro irmão, Edgar Guzmán-López. Assim, começaram a investir quantias de dinheiro na compra de maconha no México e cocaína na Colômbia.
Os irmãos também são acusados de supervisionar cerca de 11 laboratórios de metanfetamina no estado de Sinaloa.