2 de fevereiro de 2023 - nelsonmandela

Você tem lembranças de algo que simplesmente nunca aconteceu? Possivelmente você foi impactado pelo Efeito Mandela. O fenômeno ocorre quando um grupo significativo de pessoas compartilham uma mesma memória falsa.

Uma das explicações para o termo vem da ideia de que uma das figuras mais importantes e influentes do século 20, Nelson Mandela, teria falecido na prisão durante a década de 1980. Mas o líder sul-americano veio a óbito somente em 2013, aos 95 anos.

Para elucidar o fenômeno precisaríamos recorrer ao Multiverso? Ou seja, evento que aconteceram em uma realidade e não em outras, mas que provocariam lembranças?

Assim, Nelson Mandela teria sido morto durante a década de 1980, mas em um universo paralelo.

Outra teoria seria uma falha na realidade virtual, controlada por entidades ou máquinas. Uma espécie de matrix. O astrofísico-celebridade, Neil deGrasseTyson, por exemplo, já declarou estimar que existe 50% de chance dos seres humanos estarem vivendo em uma simulação.

Mais exemplos do Efeito Mandela:

Em Star Wars, Darth Vader nunca disse “Luke, eu sou seu pai”. Em Branca de Neve, a Rainha Má  nunca disse “Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”. Mas temos na memória exatamente a versão mentirosa. Ao menos no nosso universo paralelo.


*”MUÇARELA” é uma coluna com pautas sobre “pensar fora da caixinha” veiculada exclusivamente pelo Portal OCorreio

                               

Últimas Notícias