Na noite de terça-feira (6), os educadores do Colégio Marista Roque receberam a Assessora de Inclusão Escolar da Gerência Educacional da Rede Marista, Ana Rosimeri Araujo da Cunha, para uma palestra sobre Educação Especial.
Através de depoimentos, a pedagoga relatou experiências que vivenciou no cotidiano escolar, e com base nessas situações, ela afirma que é necessário que as escolas de ensino regular adaptem seus sistemas educativos, de modo que suas oportunidades consigam atender às diferenças individuais de cada um.
O objetivo, segundo Ana Rosimeri, é promover uma educação efetiva, capaz de responder às deficiências de cada estudante da Educação Especial. “Se para nós, que somos educadores, já é uma missão desafiadora conseguir acessar o estudante nas suas mais diferentes necessidades, imaginem para a família, que não passou por nenhum processo de preparo e formação. No entanto, nós, enquanto instituição de ensino, precisamos garantir que a inclusão aconteça com qualidade em todos os seus aspectos. É preciso encontrar maneiras pedagógicas de promover essa aproximação”, disse.
Mas para quem é a Educação Especial?
Essa modalidade de ensino é destinada aos estudantes portadores de necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas por deficiência física, sensorial, mental ou múltipla; e ainda, por pessoas que apresentam características de altas habilidades, superdotação ou talentos excessivos.
Texto: Priscila Kellermann / Departamento de comunicação do Colégio Marista Roque