O tecnólogo em Gestão Pública, especialista em Gestão Pública Municipal e com formação em Bases Administrativas de Gestão de Riscos e Desastres, Edson Roberto das Neves Júnior, assumiu nesta segunda-feira o cargo de superintendente da Defesa Civil de Cachoeira do Sul. O cargo foi criado junto com a aprovação da Lei Municipal 4907 de 23 de dezembro de 2022 que viabilizou o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil e os Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitários.
Júnior ingressou como voluntário na Defesa Civil de Cachoeira do Sul em 2009, para auxiliar a comunidade após uma grande enchente que atingiu o Município. Em 2013, foi convidado a ser o coordenador da Defesa Civil, função que seguiu exercendo.
Nesta gestão, reconhecendo a importância da Defesa Civil, o prefeito José Otávio Germano a transformou em uma coordenadoria municipal, subordinada ao Gabinete do Prefeito, atuando com foco na implantação e execução de ações voltadas à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil com ações preventivas, preparatórias, mitigatórias, de resposta e reconstrução. Mas José Otávio planejou ainda mais para a Defesa Civil e encaminhou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei para criação do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil.
PROFISSIONALIZAÇÃO – Júnior destacou que a criação da Superintendência da Defesa Civil é uma forma de profissionalização deste trabalho. A evolução da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil está trazendo mais obrigações aos municípios através de Instruções Normativas e Decretos Federais que estão modernizando as estruturas e sistemas, que visam dar mais agilidade aos entes do sistema para elaboração de decretos de situação de emergência ou estado de calamidade pública e na elaboração de planos de resposta e reconstrução obrigatórios para captação de recursos para atendimento da comunidade e devida prestação de contas.
A falta de estruturação e de profissionalização para organização preventiva e preparatória pode comprometer o atendimento à população e a vinda de recursos.
Atualmente, a Defesa Civil trabalha dentro de um sistema envolvendo órgãos regionais, estaduais e federais de Defesa Civil através do Sistema integrado de Informações de Desastres (S2ID), com um prazo legal de 10 dias corridos entre a ocorrência do desastre e o envio de todos os laudos, decreto e habilitação do Município, recebendo recursos em contas específicas, devendo realizar ainda execução e prestação de contas dos mesmos.
“A criação da Superintendência não garante só recursos para o Município. Ela garante mais cuidado e segurança aos cidadãos. E isso é um ato liderança que apenas quem já foi secretário de segurança e ministro como nosso prefeito José Otávio poderia ter essa visão” – superintendente Edson Roberto das Neves Júnior
O prefeito enfatizou a competência e dedicação de Júnior e sua equipe.
“Tenho certeza que em breve vocês serão procurados por serem um excelente exemplo em Defesa Civil. E eu estou muito feliz com este momento que estamos vivendo hoje” – prefeito José Otávio Germano
Frontier nova para a Defesa Civil
Durante a solenidade de posse de Edson das Neves Júnior como superintendente da Defesa Civil, o prefeito José Otávio e o vereador Jeremias Madeira fizeram a entrega de uma Nissan Frontier 4×4, adquirida através de uma emenda impositiva do vereador Jeremias. O veículo custou R$ 257 mil e será usado para as ações da Defesa Civil.