A Equipe de Atenção Primária (EAP) do Centro Social Urbano realizou visita domiciliar no Residencial Inclusivo ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e localizado na sua área de abrangência, buscando ofertar cuidados de saúde dos abrigados no seu roteiro de visitas domiciliares.
São cerca de dez pacientes portadores de deficiências (intelectual, física e mental), todos residindo na casa de acolhimento (situada na Rua Araújo de Porto Alegre) e que possuem dificuldades no acesso ao serviço de saúde e adesão aos protocolos regulares de atendimento.
Em contato com a coordenadora da EAP, enfermeira Carla Pereira, a coordenadora do Residencial Inclusivo, Taís Nachau, reiterou o pedido por acompanhamento neste início de ano e a parceria teve início na tarde desta sexta-feira (7), com a visita da equipe de saúde ao lar.
A proposta, explica a enfermeira Carla, teve boa receptividade dos profissionais de saúde e as visitas aos residentes da instituição deverão ocorrer quinzenalmente, numa abordagem mais humanizada e de acordo com as necessidades de cada usuário. “Estamos muito satisfeitos com a receptividade e dedicação da equipe da Saúde para com os nossos internos, pois este acompanhamento periódico fará muita diferença na qualidade de vida de cada um”, destacou Taís.
Na visita inicial, também estiveram presentes a técnica em enfermagem Valquíria Fonseca e o médico da família da EAP CSU, Valdomiro Chagas.