Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

E se a previsões do Dnit não se concretizarem? Como fica a cidade?

Ponte está fechada para o trânsito desde a última sexta-feira (29). Fotos: Cacau Moraes

 

O que se tem para a Ponte do Fandango, na BR-153, em Cachoeira do Sul, que está interrompida desde sexta-feira (29) passada devido a rachaduras em uma das estruturas de concreto, que dá acesso ao vão principal, são previsões do Dnit.

O órgão federal também prevê somente a partir do próximo dia 16 o início da obra, que deverá durar no mínimo 30 dias. Além disso, para a próxima sexta (dia 5) tem outra previsão: a possibilidade da liberação da passagem de veículos leves em uma pista no sistema pare e siga.

Caso não se concretize as previsões do Dnit, serão incalculáveis os prejuízos para Cachoeira do Sul e região. Até porque o que existe são alternativas de rodovias próximas aumentando em muito a distância a ser percorrida.

Todos aguardam pelo Dnit. O comércio, a indústria, a educação, os produtores rurais, o agronegócio e trabalhadores e moradores de toda a região. As informações que chegam da Prefeitura são de que existe uma cobrança, para que as previsões do Dnit se concretizem. No entanto, o poder público e as entidades representativas de Cachoeira do Sul não podem ficar de braços cruzados.

IMPORTANTE

Por enquanto, a colocação de uma balsa para transporte de veículos no Rio Jacuí entre a Praia Nova e o final da Rua Moron está descartada. Também a possibilidade do 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul construir uma ponte emergencial no Rio Jacuí nem chegou a ser cogitada, apesar da unidade militar ser pioneira e ter a tecnologia para construção de pontes móveis.

Barreira do Dnit no Bairro Fátima

CAMINHAR

A passagem de pedestres pela Ponte do Fandango está liberada. No entanto, tanto para sair ou chegar a cidade são cerca de pelo menos 25 minutos de caminhada sob forte calor. A reivindicação é moradores da região da Porteira Sete, Piquiri e Vila Vargas é de que pelo menos o Dnit permitisse que veículos leves pudessem chegar mais próximo da ponte o que facilitaria o deslocamento.

ATENÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), de Cachoeira do Sul, por exemplo, o Dnit para definir como vai proceder com o transporte escolar dos professores das cinco escolas da rede municipal que ficam do outro lado do Ponte do Fandango.

Segundo a vice-prefeita e secretária de Educação, Angela Schuh, o problema se dará apenas no transporte dos professores que vão para as escolas Emília Vieira da Cunha (Porteira 7), Nossa Senhora de Fátima (Mineração), Pio XII (Cerro dos Peixotos), Sagrado Coração de Jesus (Piquiri) e Nossa Senhora Medianeira (Vila Vargas). Os alunos moram nas localidades.

O departamento espera operacionalizar até esta quarta-feira (3) uma maneira de diminuir a distância entre a barreira que está no Bairro Fátima (Rua São Rafael com a BR-153) para mais próximo da Ponte do Fandango, para que os veículos levem os professores ao menos até as proximidades do local. Os transportadores escolares já se comprometeram em aguardar com outro veículo no lado oposto da ponte, levando os educadores até suas escolas. Hoje a barreira fica cerca de dois quilômetros da Ponte do Fandango.

SUSPENSÃO

Se isso não for possível nesta quarta-feira, a Smed pode definir pela suspensão das aulas. Já para a Escola Municipal Monsenhor Armando Teixeira, localizada no Passo do Seringa, o transporte será feito pela balsa do São Lourenço.

O CRONOGRAMA DO DNIT:

1 – previsão para veículos leves nesta sexta (5), às 18h, no sistema pare e siga

2– previsão para mobilização para início das obras de saneamento do problema a partir do dia 16 de novembro

3 – previsão para conclusão das atividades e fim do pare e siga dia 16 de dezembro (irá ser feito estudo de carga de capacidade da ponte para liberação completa com data a definir já que depende de equipamentos a serem locados)

Rotas Alternativas
Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290 ir até a BR-471, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RSC-287 até Novo Cabrais a BR-153

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS seguir até RSC-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158 e retornar à BR-290 em Rosário do Sul

Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande:* Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile