19.6 C
Cachoeira do Sul
segunda-feira, 30 novembro, 2020 - 04:38
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

E O PREFEITO ELEITO É…

As eleições municipais ocorrem neste domingo (15) e os preparativos devem garantir agilidade e segurança a todos os eleitores de Cachoeira do Sul.

O Portal OCorreio realiza durante todo o dia, cobertura especial em tempo real, trazendo detalhes e informações do pleito, além da apuração, em um mesmo espaço disponível AQUI. Assim, no mesmo instante em que o voto estiver computado e validado, o público terá a atualização para acompanhar o desempenho dos candidatos a prefeito e vereador.

Recomendações Sanitárias

O eleitor cachoeirense deve seguir as normas de distanciamento social e evitar o contato físico. A recomendação é que seja mantida a distância mínima de um metro entre os votantes.

Também serão disponibilizados materiais de proteção como álcool gel e máscaras. No entanto, a orientação é que o eleitor já saia de casa com a sua, pois o número de máscaras extras é limitado e a sua utilização para votar é obrigatória.

Na hora de votar

O método de votação foi alterado para torná-lo mais seguro. Agora o eleitor, ao entrar na seção eleitoral, se posicionará na frente do mesário, a uma distância mínima de um metro.

Para evitar manuseio do seu documento, o próprio cidadão deverá mostrá-lo ao mesário. Ao ser identificado pela foto, o eleitor poderá ler em voz alta o número do seu título para que seja digitado pelo presidente da seção no terminal do mesário. O presidente lerá em voz alta o nome do eleitor para confirmar a sua identidade. O eleitor também poderá utilizar o aplicativo e-Título para a identificação, desde que tenha habilitado a biometria. No entanto, é necessário lembrar que o uso do telefone celular na cabina de votação não é permitido.

Depois do processo de identificação, o eleitor deverá higienizar as mãos para a assinatura do caderno e para a votação, preferencialmente com a sua própria caneta. Após assinar, o cidadão aguarda a habilitação da urna, quando o mesário avisará que já pode ingressar na cabina de votação e digitar o número dos seus candidatos. Terminado seu voto, o eleitor higieniza as mãos e se retira da seção, abandonando o mais breve possível o prédio, de modo a evitar aglomerações desnecessárias.

Lembretes importantes

Antes das eleições, verifique o seu local de votação.

A Justiça Eleitoral gaúcha também disponibiliza para consulta dos locais o telefone 148. Neste domingo de eleição (15), o atendimento segue até 17 horas.

Depois de verificar onde votar, não esqueça de levar documento oficial com foto, máscara e sua caneta para evitar o compartilhamento do objeto na hora de assinar.

A votação ocorre entre 7 horas e 17 horas, de acordo com o relógio local. O horário entre as 7 horas e 10 horas ficou definido preferencial para maiores de 60 anos e pessoas em grupo de risco.

Lembre-se que o primeiro voto é para vereador (cinco dígitos), e, na sequência, para prefeito (dois dígitos).

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região