Duplicação da BR-290 em discussão na Assembleia

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Duplicação da BR-290 em discussão na Assembleia
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19 de março de 2019 - BR-290 frente parlamentar

Frentes parlamentares da BR-290 discutem duplicação da rodovia / Foto: Michael Paz | Agência ALRS

Representantes de 19 municípios do entorno da BR 290 se reuniram nesta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa para apoiar o relançamento das frentes parlamentares estadual e federal pela duplicação da BR-290. O encontro contou com a participação de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais.

No encontro, ficou definido que a mobilização pela duplicação da BR-290 será apresentada ao governador Eduardo Leite para que o assunto seja incorporado na agenda de reivindicações estratégicas para o Rio Grande do Sul. Neste ano, por mobilização das frentes parlamentares estadual e federal a bancada gaúcha aprovou uma emenda impositiva de R$ 20 milhões para a obra.

O representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Delmar Pelegrini informou que os R$ 20 milhões, apesar de não resolverem o problema, ajudarão a concluir o acesso a Charqueadas e o viaduto de Pantano Grande, ações que já estão em andamento.

Acidentes e mortes

A insegurança da rodovia também foi um aspecto lembrado pelos participantes. Segundo o representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), policial Felipe Barth, a conclusão da duplicação poderia diminuir a incidência de acidentes. “Vidas estão sendo perdidas pelo atraso da obra”, disse.

Conforme o policial rodoviário, a duplicação reduz acidentes. Segundo dados da própria PRF, já são 160 mortes desde 2010 num total de 2.511 acidentes no mesmo período.

Rodovia estrutural

Os trabalhos de duplicação da BR 290 foram iniciados em 2014, mas só 10% do orçamento foram liberados até agora. Apenas naquele ano houve orçamento destinado à obra. A BR 290 é a principal rodovia transversal do Rio Grande do Sul; possui 726 quilômetros, ligando o litoral gaúcho até Uruguaiana, onde está o maior porto seco da América Latina. É conhecida, também, como rodovia do Mercosul, por ligar São Paulo a Buenos Aires. Desta via, é o único trecho que ainda não está duplicado.

Conforme dados do Dnit, trafegam na rodovia cerca de 20 mil veículos diariamente. Desses, cerca de três mil são caminhões com cargas pesadas ou sensíveis. O limite da atual rodovia é de 11 mil automóveis/dia, o que indica uma situação de saturamento insustentável.

Participaram do encontro vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e deputados estaduais e federais.