Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

duda multicomunicação – O que é MKT Digital?

por Eduarda DeAvila Esteves

Muito se fala sobre Marketing Digital, posicionamento de marca, criação de conteúdo e estratégias de gestão e vendas. O Marketing nunca esteve tão em pauta como nos últimos tempos, assim como, as empresas também nunca se sentiram tão cobradas para se posicionarem nas redes sociais e estabelecerem relacionamentos sólidos com o seu público. Apesar do tema ser bastante discutido, ainda há quem confunda o seu significado.

Muitos pensam que o Marketing Digital é a solução para todos os problemas no mundo dos negócios, e que ele é diferente de tudo o que já foi falado e testado antes sobre comunicação e vendas. Porém, estão enganados, Marketing Digital continua sendo, Marketing. O que mudou foram somente os canais de comunicação que são utilizados para que as marcas se relacionem com os consumidores.

Hoje, passamos grande parte do nosso tempo conectados a aparelhos eletrônicos e trocando informações de forma instantânea. As maneiras de se comunicar mudaram, e o Marketing apenas acompanhou essa mudança.

Mesmo com as estratégias de Marketing tendo sido adotadas pelas empresas desde a Revolução Industrial, no século XVIII, pouco foi entendido sobre o assunto. Quando questionados sobre o que é Marketing, muitos dizem que é venda, publicidade ou propaganda. Eu diria que, de certa forma, não estão tão enganados assim. Porém, Marketing é muito mais do que tudo isso.

Marketing é todo o tipo de relação que uma marca estabelece com seus clientes e o público em geral. Essa relação não é necessariamente a venda em si, mas sim, tudo o que acontece antes e após a decisão de compra do consumidor.

Um bom relacionamento entre uma marca e o público é baseado em processos e estratégias de comunicação que tem como principal objetivo atender e satisfazer todas as necessidades e desejos do cliente que a empresa almeja cativar.

Mas para que esse relacionamento dê certo e a marca de fato realize as expectativas de seus consumidores, ela precisa entender o que ela representa no mundo, que problemas quer ajudar a solucionar e aonde quer chegar, para então, criar métodos de comunicação que irão atrair, conquistar e fidelizar o seu público ideal.

Sair da versão mobile