Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Do novato ao profissional: bootcamp é o caminho mais eficaz de um curso de analista de dados

Bootcamp

Bootcamp

Sabe aquela sensação de que o mundo está acelerado? As pessoas estão sempre com pressa e, em um piscar de olhos, um ano inteiro se foi? Pois é, esta é uma sensação comum no nosso dia a dia, ainda mais com a quantidade de estímulos digitais que recebemos a cada segundo.

Afinal, basta um único aparelho eletrônico para você ter o mundo na palma da sua mão. Como consequência, empresas de praticamente todos os setores da nossa economia estão investindo em novas tecnologias online. Mais do que isso, elas querem saber como seus clientes se comportam.

Por isso, cada clique tem gerado informações que essas instituições não são capazes, sozinhas, de interpretar. Assim, entra em cena o analista de dados, que passou a ter uma posição estratégica muito importante. Em plena expansão, esta área será o futuro da profissão de tecnologia da informação.

Se pretende fazer parte desta jornada e seu tempo também está curto, um bootcamp pode ser o melhor caminho para você trilhar dentro de um curso de analista de dados online.

Bootcamp

Como funciona um bootcamp?

Para se tornar um analista de dados, o bootcamp costuma ser a melhor alternativa. Esta metodologia de ensino tem a capacidade de transformar um novato em um profissional, com poucos meses de dedicação.

Pode isso, Arnaldo? Pode demais! Em cursos tradicionais, como os de universidades, é comum que o conteúdo seja bastante amplo e teórico. Já o bootcamp se posiciona de forma completamente diferente.

Há, sim, todo o aspecto teórico. Porém, o processo de ensino neste curso é bem imersivo, colocando o aluno não só em contato com informações, mas também ferramentas de análise de dados e projetos reais. Tudo isso para que você possa sentir na pele como será o dia a dia no ambiente de trabalho.

É claro que as empresas super apoiam este tipo de metodologia do curso. Até porque o bootcamp foca exatamente nas habilidades necessárias para atender as mais altas exigências do mercado de trabalho. Então, é literalmente sair pronto para começar ou alavancar a carreira.

Como é o dia a dia do analista de dados?

Tudo bem que todo esse descritivo do curso é bacana, mas nada adianta se a área em si não te atrair. Por isso, vamos dar uma olhadinha no que faz um analista de dados. Em uma forma bem simples, ele é responsável por coletar e compilar uma série de informações.

A partir desses “achados”, o foco é criar ferramentas de análise da dados que vão guiar para uma leitura crítica sobre o comportamento dos clientes de uma empresa, por exemplo, e assim, criar estratégias importantes para que a instituição tome alguma ação, seja de captação ou retenção de consumidores.

Isto é legal, pois coloca o analista de dados dentro de uma perspectiva além da técnica pura. Afinal, ele tem a capacidade de gerar, inclusive, ações preditivas para nortear o comportamento interno das companhias.

E para isso existem uma série de ferramentas de análise de dados, que vão não só facilitar, mas, principalmente, dar qualidade ao trabalho destes profissionais, a partir de banco de dados e big data, como:

1. Programação

2. Dados

3. Estatística

4. Machine Learning

Vamos olhar para cada um deles, agora:

1. Com certeza você já ouviu falar em Python e SQL, não é mesmo? Pois é! E se você quiser entrar para este mercado vai precisar aprender bem essas linguagens de programação para conseguir manipular bem as informações.

2. Fora Python e SQL, é preciso ter acesso a um lugar para olhar e se debruçar nas informações localizadas. Então, bem-vindos ao mundo da análise de dados, Tableau e Power BI.

3. Exigir paixão por matemática seria muito injusto. Mas a aversão também não rola! Então saiba que, se você quiser ser um analista de dados, pelo menos um pouquinho de gosto por estatística será necessário.

4. Há alguns trabalhos “repetitivos” na análise de dados. Então, porque não se apoiar com técnicas de machine learning? Sim, isso é uma prática bem comum e saber sua programação vai encaminhar bem boa parte do seu trabalho e te permitir focar na visão estratégica.

Análise de dados avança em toda a economia

Uma coisa muito bacana da análise de dados é que ela consegue quebrar alguns paradigmas. No senso comum, profissionais de TI trabalham apenas em empresas de tecnologia. O que não é verdade. Mas essa falsa narrativa se quebra ainda mais, quando olhamos para as possibilidades do analista de dados, que é praticamente… Em qualquer lugar!

  1. Varejo
  2. Logística
  3. Educação
  4. Financeiro
  5. Saúde

Acha estranho? Então se liga em como um analista de dados pode trabalhar nessas áreas.

Varejo e logística andam juntas. Por isso, o analista de dados vai conseguir identificar padrões de compra dos clientes, direcionar campanhas de marketing e antecipar períodos de sazonalidade, aumentando os estoques de determinado produto.

Do lado da educação, imagine poder ter um controle de informações sobre o desempenho, potenciais e dificuldades de cada aluno. Tudo isso mapeado para que os professores possam direcionar um melhor modelo de ensino para os estudantes.

O mercado financeiro é um dos grandes beneficiados da análise de dados. Aqui, um apanhado de números jogados em diferentes tabelas de Excel viram uma estratégia completa de investimentos, avaliação de risco e até mesmo tendências de mercado.

Por último, o setor de saúde também é impactado pelo analista de dados. É possível rastrear surtos sanitários e antecipar campanhas de prevenção ou até mesmo iniciar uma ação específica das autoridades de saúde.

Curso de analista de dados é na TripleTen Brasil!

A análise de dados é uma matéria e carreira muito interessante. E como você viu, não só você pode ter uma atuação ampla, como também um estudo muito mais focado e rápido do que você teria em instituições tradicionais.

Claro que há muitas escolas boas por aí oferecendo a metodologia bootcamp. Porém, se é que podemos recomendar um lugar para você começar a aprender, é na TripleTen Brasil!

Eles possuem um bootcamp bem robusto, com tutores engajados em ensinar e em criar networking. Há também uma grande flexibilidade de horário, por ser um curso online, mas sem perder o poder imersivo.

Já são mais de 5 mil alunos formados ao redor do mundo pela TripleTen, com salários que ultrapassam os R$ 12 mil por mês. E se você está preocupado com velocidade, saiba que 87% dos estudantes conseguiram um novo emprego em menos de seis meses.

Massa, não é mesmo!? Então, corra para o site da TripleTen Brasil e veja como aprender mais sobre o curso de analista de dados. Dica: cupom FUTUROBR30 para 30% de desconto, valeu!?

Sair da versão mobile