Com o nível do Rio Jacuí mais baixo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou a recuperação da BR- 153, em Cachoeira do Sul, que foi danificada pelo excesso de chuva e inundações, entre os quilômetros 405 e 412.
Os trabalhos começaram pelos serviços de recuperação de cabeceira da ponte sobre o Banhado Nossa Senhora de Fátima. Na sexta-feira (10) as equipes atuam na recomposição dos aterros e pavimento do segmento da rodovia em que já é possível ter acesso.
A expectativa da autarquia é de que o segmento de sete quilômetros esteja em condições de trafegabilidade em seis dias, caso as condições climáticas sejam favoráveis. Inicialmente, a autarquia chegou a dar uma previsão de 15 dias para o término do serviço e liberação da pista.
Antes de liberar para o trânsito para toda a população, o Dnit deverá fazer uma avaliação estrutural na Ponte do Fandango. Assim que concluído o serviço, o trecho vai integrar a rota assistencial já em operação, ampliando a circulação de veículos emergenciais, apoio e suprimentos pela rodovia no sentido Cachoeira do Sul – BR-290, conectando a região com Porto Alegre e Região Metropolitana, bem como municípios da fronteira e Campanha.
O QUE SE SABE SOBRE A RECUPERAÇÃO DA BR-153 PELO DNIT EM CACHOEIRA DO SUL
Uma empresa contratada pelo Departamento Nacional de Transportes (Dnit) começou nesta quinta-feira (9) os trabalhos conserto de um trecho da BR-153, em Cachoeira do Sul, danificado pela cheia do Rio Jacuí. No local, a força da água levou por adiante a camada de asfalto, proximidades da Ponte do Fandango.
Caçambas carregadas de pedras foram vistas chegando a Cachoeira da BR-290. A base para depósito do material é a Empresa Três Tentos, na entrada para a localidade de Porteira Sete. Além desse trecho que fica após a Ponte do Fandango na saída da cidade em direção à BR-290, também deverá ser verificado outro trecho da BR-153 afetado pela inundação.
Ele fica localizado na região do Banhado Fátima, antes da Ponte do Fandango. A expectativa é que no máximo em 15 dias esteja concluído o conserto dos dois trechos e, desta forma, liberado o trânsito de veículos pela Ponte do Fandango.