Dnit promete para segunda início da obra na Ponte do Fandango

Por 19 de novembro de 2021

Travessia está liberada apenas para veículos leves. Fotos: Divulgação.

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que nesta segunda-feira (22) deve inciar a obra de recuperação da estrutura, que apresenta rachadura na Ponte do Fandango em Cachoeira do Sul. Nesta semana, ocorre a mobilização da equipe e dos equipamentos necessários para início dos trabalhos. O Dnit não revela que se novos pilares serão construídos e se este procedimento será estendido para toda a estrutura da ponte.

Está prevista a execução de uma nova estrutura de apoio e posterior macaqueamento da viga que foi comprometida. Os técnicos estão na fase de finalização do projeto e do orçamento, não sendo possível divulgar neste momento mais detalhes, conforme o Dnit.

A autarquia salienta que não houve alteração no cronograma informado inicialmente e reforça que os serviços de recuperação da travessia devem ser finalizados em pouco mais de um mês. Para garantir a trafegabilidade de pedestres e veículos leves (no sistema “pare e siga”) foi feito um escoramento emergencial que será removido tão logo esteja concluído o trabalho definitivo.

PARA LEMBRAR

A rachadura na estrutura que dá acesso ao vão central da Ponte do Fandango foi constatada no dia 29 de outubro o que causou transtornos para diversos setores da economia da cidade e da região.

Atualmente veículos pesados devem buscar rotas alternativas que são:

Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290/RS ir até a BR-471/RS, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST-287 até Novo Cabrais a BR-153/RS.

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS seguir até RST-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158/RS e retornar à BR-290/RS em Rosário do Sul.

Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande: Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392/RS.