Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Dnit deve liberar Ponte do Fandango para veículos leves; confira rotas alternativas

Rachadura na Ponte do Fandango chamou atenção na época / Crédito: Arquivo

Rachadura na Ponte do Fandango chamou atenção na época / Crédito: Arquivo

Dano estrutural na Ponte do Fandango é bem aparente e trouxe preocupação para técnicos da área federal de engenharia / Foto: Divulgação

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) deverá liberar a partir das 18h da próxima sexta-feira (5) o tráfego de veículos leves numa das pistas sobre a Ponte do Fandango, por meio do sistema de pare e siga. Até lá os danos provocados por rachaduras na estrutura de concreto seguirão em avaliação por parte dos engenheiros do órgão federal.

Técnicos do Dnit estiveram neste sábado (30) em Cachoeira do Sul para avaliar a situação da travessia sobre o Rio Jacuí. Os danos foram percebidos na noite de sexta-feira (29), quando motoristas que trafegavam pelo trecho perceberam uma ondulação mais acentuada na pista exatamente no ponto onde aparece a rachadura, que está bem aparente na parte inferior da estrutura.

Para garantir a segurança dos usuários da rodovia federal um plano de trabalho já foi elaborado. O cronograma prévio estima que a liberação do tráfego de veículos leves sobre a travessia deva ocorrer somente a partir das 18 horas da próxima sexta-feira e com o sistema “pare e siga”.

OBRAS

O Dnit calcula que as obras de recuperação para solucionar o problema que vem causando as fissuras comecem no dia 16 de novembro. O trabalho, incluindo o sistema “pare e siga”, devem durar cerca de um mês. Contudo, os prazos podem sofrer ajustes de acordo com os estudos e o projeto que estão sendo desenvolvidos.

Após a conclusão dos reparos, será feito um novo estudo de carga de capacidade da ponte para liberação completa sobre a travessia. Essa data ainda não foi definida, pois depende da locação de equipamentos. Mais detalhes serão divulgados posteriormente com a conclusão dos estudos.

O trânsito para pedestres e ciclistas foi liberado na noite deste sábado. A medida já havia já estava prevista, mas para colocar em prática foram colocados nos extremos da ponte, tubos e obstáculos para impedir o acesso de veículos.

 

O CRONOGRAMA DO DNIT:

1 – vistoria e início dos estudos da solução de projeto sábado (30)

2 – Previsão de liberação para pedestre 18h de sábado (30)

3 – previsão para veículos leves, sexta (5), às 18h, no sistema pare e siga

4 – previsão para mobilização para início das obras de saneamento do problema dia 16 de novembro

5 – previsão para conclusão das atividades e fim do pare e siga dia 16 de dezembro (irá ser feito estudo de carga de capacidade da ponte para liberação completa com data a definir já que depende de equipamentos a serem locados)

 

Segue abaixo, o plano de desvio de tráfego:

Rotas Alternativas
Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290 ir até a BR-471, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RSC-287 até Novo Cabrais a BR-153

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS seguir até RSC-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158 e retornar à BR-290 em Rosário do Sul

Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande:* Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392

Sair da versão mobile