Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Dnit desiste de liberar passagem de carros na Ponte do Fandango

Agora nem pedestre e nem carros pela Ponte do Fandango. Foto: Divulgação

Depois de anunciar que iria liberar o tráfego em meia pista para veículos leves na Ponte do Fandango nesta sexta-feira (5) à tarde, o Dnit voltou atrás. Agora a interrupção é total, pois nem pedestre poderá cruzar pela travessia como estava ocorrendo.

A decisão foi tomada depois que foi constatada que a rachadura que havia em uma parte da base da ponte, que dá acesso ao vão central, ter aumentado em cerca de cinco centímetros. Todo o serviço de sinalização e instalação de semáforo para o controle de veículos foi suspenso tão logo foi percebida que o problema tende a aumentar.

Para o secretário de Obras, Luciano Lara, foi uma decisão sábia do Dnit, porque iria colocar em risco quem passasse pela Ponte do Fandango. Agora, as atenções se voltam para a implantação de um serviço de balsa entre a Praia Nova e o final da Rua Moron.

Para tanto, é esperada para este final de semana a chegada da Balsa Deus do Jacuí, que virá de Taquari. “Nós teremos ainda que ter autorização para o funcionamento da balsa e também preparar os locais de embarque e desembarque de carros”, afirmou. Com a balsa, travessia se dará tanto com veículos como pesados.

ATENÇÃO

A interrupção da Ponte do Fandango aconteceu no dia 29 de outubro. Depois de liberar a passagem de pedestres no sábado passado, o cronograma do Dnti previa autorizar o trânsito de veículos leves. As obras de conserto do vão que apresenta rachadura estão previstas para o dia 16 deste mês.

IMPORTANTE

No momento, sem o serviço de balsa, serão mantidas as rotas alternativas para chegada ou saída de Cachoeira do Sul:

Rotas Alternativas
Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290 ir até a BR-471, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RSC-287 até Novo Cabrais a BR-153

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS seguir até RSC-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158 e retornar à BR-290 em Rosário do Sul

Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande:* Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392

Balsa – A utilização da balsa do São Lourenço é outra alternativa para acesso à BR-290 e nos últimos dias tem funcionado 24h para atender a demanda.

O QUE DIZ O DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) interditou novamente, nesta sexta-feira (05), a passagem de pedestres e veículos na ponte do Fandango, sobre o Rio Jacuí, na BR-153/RS, em Cachoeira do Sul. A travessia permanecerá interditada preventivamente em sua totalidade até segunda-feira (08). A autarquia está elaborando um novo laudo da situação da estrutura de acesso à ponte metálica.

A ponte teve o tráfego totalmente suspenso na noite de sexta-feira (29), quando foram constatadas fissuras na estrutura de acesso à travessia. No sábado (30), a travessia havia sido liberada para a passagem de pedestres.

Como a travessia cedeu mais do que o esperado ao longo desta semana, o Dnit, por medida de segurança aos usuários, decidiu interditar a ponte. O trecho está sinalizado, alertando os condutores sobre o bloqueio e rotas alternativas.

Recuperação – Uma nova programação para a recuperação da travessia será divulgada em momento oportuno, uma vez que o cronograma agora depende do laudo que será feito na segunda-feira (08).

Sair da versão mobile