21.9 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 25 fevereiro, 2021 - 20:15
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Distanciamento: saiba as razões para a região desistir do recurso

A classificação prévia do distanciamento controlado, divulgado nesta sexta-feira (15), coloca as regiões de agrupamento de Cachoeira do Sul, Cruz Alta e Passo Fundo na bandeira vermelha (risco alto) mais uma vez. Analisando os dados da semana juntamente com o Departamento Jurídico de Cachoeira do Sul, a diretoria da Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSERRA) entendeu que a Região 27 – com sede em Cachoeira do Sul – não tem condições de reverter a classificação.

Nesta semana, a R27 ficou com média 1,68 – acima de 1,5, tolerada para bandeira laranja(risco médio). Além disso, o histórico de análise do Gabinete de Crise nas últimas semanas aponta para a rejeição dos pedidos de reconsideração. Ainda houve a alteração para bandeira preta no indicador “Projeção do número de óbitos nos últimos 7 dias”; o aumento para bandeira vermelha no indicador “Variação do número de confirmados em UTI”; o aumento para bandeira vermelha no indicador “Variação do números de leitos de UTI para atender Covid-19; e ocupação de leitos de UTI na Região 27, que está em 90%. Na macrorregião está em 79,3%. A R27 obteve melhora apenas no indicador “Número de hospitalizações por Covid-19”.

A AMCSERRA julga ser inviável o pedido de reconsideração de bandeira ao Comitê de Avaliação do Governo do Estado nesta semana, em função da atual capacidade de atendimento na região.

Os municípios da R27 que podem aderir na chamada Regra 0-0 nesta semana são: Cerro Branco, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete e Segredo.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região