Diretoria da ATC 2019 está eleita

Por 16 de janeiro de 2019

A T C – 2 0 1 9

A Associação Tradicionalista e Cultural de Cachoeira do Sul tem nova diretoria para o ano de 2019, já imbuída em organizar e realizar a 56ª Semana Farroupilha de Cachoeira do Sul. A presidência é do Tradicionalista UBIRATAN FREITAS DA SILVA, que escolheu para seus pares Leandro Machado Pereira como vice-presidente, Aline Figueiredo e Marindia Corrêa como Secretárias, Edson Quadros e Ivo Eilert como Tesoureiros, na Invernada campeira Fabio Garin e Alex Figueiredo. Departamento de Serviço Social Adriana Jacques e Cristiane Butzke, e no Departamento Artístico e Cultural Martiela Knapp.

A inovação inicial é o Departamento de Serviço Social Coordenado pelas Senhoras Adriana Jacques e Cristiane Butzke, que ficaram responsáveis por assuntos relacionados com entidades e clubes de serviços. Onde será explorado os 25 anos da ATC, pretende-se comemorar o Aniversário da ATC com evento comemorativo ( a exemplo do que ocorreu em 2017).

O lançamento da 56ª Semana Farroupilha acontecerá no dia 7 de Setembro no CTG Estância do Chimarrão, em festividade a ser definida e posteriormente divulgada oficialmente.

A 56ª Semana Farroupilha de Cachoeira do Sul acontecerá neste ano de 13 a 21 de setembro. A oficial no Estado é de 13 a 20, porém haverá uma extensão aproveitando o calendário deste ano que oferece a oportunidade de mais um sábado útil a programação Farroupilha.

Neste ano, o translado da Chama Crioula, que oficialmente é efetuado pela Cavalgada da Integração, será de modo diferente, e no mês de Agosto. Proveniente da cidade de Tenente Portela ( a forma do translado, percurso, data e demais informações, serão posteriormente aqui relatadas).

O presidente já fez visita ao Executivo Municipal para firmarem parcerias em Eventos Culturais com a Prefeitura (SMED e Núcleo da Cultura), e todos nós torcemos para que haja esta parceria, principalmente se houver a interferência da nossa Primeira Dama Jussara Ghignatti, que mostra-se favorável ao que trata-se de artística e cultural. Os trabalhos já estão bem adiantados, uma vez que já definiu-se o calendário e a rotatividade das Entidades na Semana Farroupilha.

Ubiratan Freitas da Silva – Presidente ATC 2019 / Foto: Divulgação

Rondas Oficiais:
– 13 de setembro – Abertura Oficial e Ronda do PL Delfino Carvalho

-14 de setembro – Ronda do CTG Lanceiros do Sul

-15 de setembro – Ronda do CN Estância da Tradição e do CTG Tropeiros da Lealdade

-16 de setembro – A cargo da ATC

-17 de setembro – CTG Os Gaudérios

-18 de setembro – CTG Estância do Chimarrão e Jantar da Cavalgada da Integração

-19 de setembro – CTG José Bonifácio Gomes e DTG Getúlio Vargas

-20 de setembro – Desfile Farroupilha

Atividades paralelas Integrantes ao calendário Oficial.

-14 e 15 de setembro – Evento Campeiro da ATC – Parque de Eventos Estância de São Pedro

-20 de setembro – Fandango CTG Tropeiros da lealdade – Os Monarcas

-21 de setembro – Fandango CTG Estância do Chimarrão – Os Mateadores

Bem, restam oito meses ainda da 56ª Semana Farroupilha, com lógica haverá muitos ajustes ainda até a sua realização, porém a comunidade cachoeirense espera que as Entidades Tradicionalistas continuem se adequando ao que se propõem os Festejos Farroupilhas, onde o teor principal é a preservação dos usos e costumes, história, memória, cordialidade, preservação da palavra empenhada e o verdadeiro e leal espirito tradicionalista. Pois é nele que se alicerça o Tradicionalismo Gaúcho.

Sem isso, o trabalho não valeria muito, pois estaríamos perdendo a oportunidade impar de repassar aos novos que chegam nas casas tradicionalistas o real gosto que temos em ser tradicionalistas.

Ao Bira Freitas e a seus pares desejamos sucesso (pois competência e conhecimento não lhes faltam), que na 56ª Semana Farroupilha tenha o brilho que lhe é de direito. E esta coluna estará sempre a disposição para auxilio e divulgação dos trabalhos.