A Diocese de Cachoeira do Sul divulgou na noite desta quinta-feira (6) o brasão relativo ao novo bispo Dom Edson Batista de Mello. Seu lema será “Em atenção à Tua Palavra”.
O padre, vigário da paróquia da Conceição em São Leopoldo, terá que ser ordenado bispo para assumir. A ordenação – que terá a presença de outros bispos – ocorrerá durante uma missa às 15 horas do dia 11 de agosto na Catedral Basílica São Luiz Gonzada da cidade de Novo Hamburgo. Antes disso, ele deve entregar a Paróquia da Conceição.
Após posse em Cachoeira está agendada para dia 25 de agosto em cerimônia às 10 horas.
O Papa Francisco nomeou no dia 22 de maio, o novo bispo para a vacante diocese. O escolhido foi o padre Edson Batista de Mello, do clero de Novo Hamburgo. A vacância existia desde 6 de janeiro de 2018, quando faleceu Dom Remídio Bohn.
Padre Edson Batista de Mello nasceu no dia 15 de dezembro de 1964, na cidade de São Leopoldo. É filho de Jorge Emílio de Mello, já falecido, e Renata Garcez de Mello. Seus estudos iniciais foram na Escola Municipal Borges de Medeiros e na Escola Técnica Polisinos. O Ensino Médio foi cursado na Escola Técnica Frederico Schimidt, em São Leopoldo.
Em 1983, iniciou o curso de Engenharia Civil, na Unisinos. Neste período, ingressou no Exército Brasileiro, onde permaneceu como Oficial Temporário até janeiro de 1990. No ano seguinte iniciou a formação presbiteral, cursando Filosofia na Unisinos (1991 a 1993) e Teologia no Centro de Estudos Teológicos João Vianney, no Seminário de Viamão.
Foi ordenado diácono em 30 de maio de 1997, na paróquia Santa Teresinha de Campo Bom. A ordenação sacerdotal foi no mesmo ano, no dia 5 de dezembro, na paróquia Santa Catarina, em São Leopoldo.
Atividades pastorais
Atuou como vigário paroquial na paróquia São Pedro, em Gramado (RS), foi pároco da paróquia Santa Catarina, de 1998 a 2002, ano em que atuou como coordenador de Pastoral. Entre 2003 e 2005, foi formador no Seminário de Viamão. De 2006 a 2010, padre Edson foi pároco na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Canela (RS).
De 2010 até 2016, foi reitor do Seminário São Luís Gonzaga, em Viamão. Atualmente, é pároco na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, e coordenador diocesano de Pastoral, desde janeiro de 2017.
Mensagem do administrador da Diocese, monsenhor Elcy Arboitte
A Diocese de Novo Hamburgo e de Cachoeira do Sul amanheceram experimentando uma grande alegria e honra na manhã do dia 22 de maio de 2019, pois um de seus filhos, o padre Edson Batista de Mello, atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, foi nomeado bispo da Diocese de Cachoeira do Sul, pelo papa Francisco.
Filho de dona Renata de Mello e do senhor Jorge Emílio de Mello, padre Edson nasceu em São Leopoldo, no dia 15 de dezembro de 1964. Tendo estudado mecânica e sido oficial do Exército Brasileiro, fez toda a preparação formativa para o sacerdócio e, em 1997, aos 33 anos, foi ordenado presbítero em nossa diocese.
Ao longo do tempo, padre Edson desempenhou várias funções importantes na diocese como pároco em várias paróquias, reitor dos seminários propedêutico e maior por muitos anos e, atualmente, coordenação de pastoral da diocese e participação em vários conselhos.
Toda a diocese de Novo Hamburgo deseja ao Padre Edson sucesso em seu novo chamado. Que o Senhor produza muitos frutos através de seu sim e no pastoreio que exercerá em nome do Cristo Bom Pastor onde quer que Deus que o envie.