Dicas para conservar mármores e granitos

Por 31 de maio de 2021

Dicas para conservar mármores e granitos

Em projetos arquitetônicos de residências e prédios corporativos, o mármore e granito sempre são opções agradáveis de uso — isso não é necessariamente uma surpresa. Apesar do custo elevado, o investimento vale muito a pena, considerando a beleza e elegância que eles agregam aos espaços. Atemporal, ademais, já que nunca saem de moda.

Além disso, a qualidade é indiscutível. Entretanto, para aproveitar essas belas pedras por um longo tempo, é necessário um planejamento estratégico e bem planejado para suas instalações. Por possuírem particularidades específicas, uma instalação mal feita pode gerar desgastes ou manchas futuras.
Para manter suas peças de mármore e granito em perfeito estado, elaboramos algumas dicas essenciais fundamentais. Acompanhe conosco!

Cuidado com os líquidos

Alguns líquidos, como café, vinho ou outros produtos podem manchar a superfície do piso de mármore de forma irreversível. Por isso, tome cuidado para impedir que eles caiam e manchem a superfície da pedra — limpe rapidamente com água, sabão neutro e álcool.

Não tente usar em outros produtos de limpeza que prometem deixar seu piso brilhando: alguns deles podem causar sérios danos ao material.

E, não se esqueça. Evite jogar a água e o detergente diretamente sobre o piso. A porosidade do material permite a absorção de substâncias (como a água) que podem ser prejudiciais à pedra. Utilize um pano e umedeça, o suficiente para limpar a superfície.

Invista em impermeabilização

Quanto mais impermeável a pedra, maior sua residência. Se comparada ao granito, o mármore possui baixa resistência e alta porosidade, de modo que eles absorvem água, gordura e outras substâncias em maior ou menor escala. Com o tempo, a pedra pode vir a desenvolver manchas e outros problemas.

Em razão disso, o mais indicado é reforçar a proteção da pedra periodicamente (a cada seis meses, aproximadamente) para conservar o material. Algumas empresas já entregam pedras semi-impermeabilizadas, no entanto, o reforço é necessário para evitar que agentes externos comprometam a aparência e durabilidade do granito.

Atente-se a instalação do mármore ou granito

Como abordado anteriormente, a instalação de pedras de mármore e granito deve ser feita por profissionais especializados (encontrados em marmorarias em São Paulo, por exemplo), de modo a evitar futuros problemas.

Com os equipamentos corretos e a experiência necessária, a aplicação deve ser feita com cuidado, tomando os devidos cuidados para que o acabamento seja perfeito. Para isso, garanta que a circulação de pessoas não ocorra quando a pedra for assentada, de modo que a massa possa secar completamente.

Cuidado com o desgaste do material

Embora o granito e o mármore possuam especificações diferentes (como o nível de porosidade e resistência), é importante ficar atento ao desgaste de ambas as pedras. Busque manter objetos pontiagudos ou quaisquer outros que possam prejudicar a aparência do material.

Se ele estiver instalado em um local com uma grande circulação de pessoas (como escritórios, por exemplo), analise a necessidade de um tapete, para evitar contato direto dos pés com o chão.

Alguns desses cuidados são essenciais para conservar o estado da sua peça de mármore e granito, garantindo sua beleza por um longo tempo.