7.8 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 14 maio, 2021 - 10:12
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

DIÁRIO GRATUITO TEVE APOIO, SIM

Crédito: Reprodução / OC

Ao contrário de fake news que circulou em torno do assunto nesta terça-feira (13), a população cachoeirense pode dormir com uma certeza – essa sim, verdadeira: a Proposta de Emenda à Leia Orgânica Municipal (Pelom) está protocolada. O autor, vereador Antonio Ramos Maciel Junior, o Antonio da Saúde, conseguiu o apoio necessário. Além das assinaturas iniciais dele, Magaiver Dias (também do PSDB), Telda Assis (PT) e de Felipe Faller (PSL), o vereador Gilmar Dutra Vieira (Republicanos) também apoiou a iniciativa. “Em respeito à opinião do povo cachoeirense, tomei a decisão de assinar a Pelom, da implantação do diário eletrônico. Quero agradecer por me ajudar nessa decisão tomada”, justificou o republicano.

Crédito: Reprodução / OC

O autor da proposta comemorou a vitória da primeira etapa na luta pela aprovação. “A luta por uma cidade melhor continua! Agradeço a cada colega vereador que assinou essa Proposta de Emenda a Lei Orgânica Municipal”, destacou Junior.

O que acontece agora?

O texto da proposta passará por avaliação de comissão interna da Câmara de Vereadores. Na sequência, deve ser votada em dois turnos, necessitando de pelo menos dez votos em cada um. “Deve ser aprovada, levando em consideração a coerência”, acredita o presidente da Casa Legislativa, Luis Paixão (Progressistas), lembrando do placar de 13 votos a 2 na sessão do fim de março que resultou na extinção do 13º salário dos vereadores sob a mesma justificativa da Pelom do Diário Oficial Eletrônico gratuito: economizar o dinheiro público.

A economia estimada com a extinção do 13º salário dos vereadores gira em torno de R$ 90 mil. Apenas em 2020, a Prefeitura desembolsou mais de R$ 390 mil sem o Diário Oficial Eletrônico gratuito, apesar do sistema estar disponível desde 2018, mas foi desprezado pelo prefeito da época e seguiu assim até agora na atual gestão.

Coerência?

Quem votou pela economia com a extinção do 13º salário e também assinou a Pelom?

Adriana Palladino (MDB)

Alex da Farmácia (Republicanos)

Antônio da Saúde (PSDB) – AUTOR DA PELOM

Daniela Santos (PDT)

Dudu Moyses (PODE)

Felipe Faller (PSL) – ASSINOU A PELOM

Gilmar Dutra (PRB) – ASSINOU A PELOM

Jeremias Madeira (PL)

Kader Saleh (PL) – AUTOR DO PROJETO DE EXTINÇÃO DO 13º SALÁRIO, MAS ALEGOU QUESTÕES PROFISSIONAIS PARA “NÃO OPINAR” SOBRE A PELOM

Magaiver Dias (PSDB) – ASSINOU A PELOM

Marcelinho da Empresa (PP)

Ronaldo Trojahn (PSB)

Telda Assis (PT) – ASSINOU A PELOM

Votaram por manter o 13º salário

Luis Paixão (Progressistas)

Carolina Larrondo (Progressistas)

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região