“Diagnóstico de Inclusão Socioprodutiva Gaúcho” será realizado em Cachoeira do Sul

Por
“Diagnóstico de Inclusão Socioprodutiva Gaúcho” será realizado em Cachoeira do Sul
CACHOEIRA DO SUL
30 de abril de 2025 - Crédito: Ass. Com.

 

Cachoeira do Sul é uma das cidades do Estado a participar da pesquisa “Diagnóstico de Inclusão Socioprodutiva Gaúcho”, que mapeará a realidade socioeconômica das famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A pesquisa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul (SEDES), em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) Rio Grande do Sul.

Nesta terça-feira (29), o visitador Bruno Rodrigues se apresentou ao prefeito Leandro Balardin, acompanhado do secretário João Alexandre Bittencourt. Neste primeiro momento, ele será o único a aplicar as pesquisas, percorrendo mais de 200 residências em bairros da cidade devidamente uniformizado com colete, camiseta e crachá de identificação.

Durante as visitas domiciliares será aplicado um questionário para levantar dados e informações sobre renda, ocupação e perfil profissional dos integrantes das famílias em idade ativa para trabalho.

 

“A participação das famílias é importante para que o Estado crie políticas públicas que venham de encontro às nossas necessidades”

secretário João Alexandre Bittencourt

Diagnóstico de Inclusão Socioprodutiva Gaúcho – Lançado no dia 24 de março pelo governador Eduardo Leite, o Diagnóstico mapeará, por meio da aplicação de um questionário, as condições financeiras e os dados econômicos e profissionais das famílias em vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). “As diretrizes deste governo sempre foram no sentido de que a área de desenvolvimento social precisa garantir direitos, acolhimento e proteção, mas acima de tudo cuidar da inclusão das pessoas e da geração de oportunidades. Esse é o objetivo tanto do Emancipa quanto do Diagnóstico”, enfatizou no lançamento o secretário de Estado Beto Fantinel.

Serão aplicados 10.358 questionários, por meio da Cufa-RS, em 133 municípios, selecionados a partir de um processo de amostragem que contou com apoio técnico do Departamento de Economia e Estatística, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG).

Com o diagnóstico, será possível identificar as áreas de vulnerabilidade e as necessidades específicas de cada região. Os resultados serão um instrumento estratégico a ser utilizado pelo governo para promover inclusão social, reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida da população.

Informações – Caso as famílias queiram tirar dúvidas sobre o Diagnóstico, o contato da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é o 51 933003531.