Integrantes da Câmara Setorial da Noz-Pecã se reuniram de forma presencial no Sítio Pitol, em Anta Gorda, e virtual, para debater o mercado, linhas de crédito, diagnóstico da pecanicultura e o programa de irrigação Supera Estiagem.
A etapa dois do programa de irrigação, dentro das ações do Supera Estiagem, administrado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), concederá incentivo financeiro para produtores rurais, pessoa física, para projetos de irrigação por aspersão, localizada ou por sulcos e a construção, ampliação ou adequação de reservatórios de água para fins de irrigação. “O Estado vai pagar até R$ 100 mil ou 20% do valor do investimento como forma de incentivar as ações de irrigação. É uma ótima oportunidade para os produtores de noz-pecã participarem”, destaca o chefe da Divisão Agropecuária da Seapi, Paulo Lipp João.
Outro tema da pauta foi a apresentação dos primeiros resultados do Diagnóstico da Pecanicultura, que está sendo realizado pela Emater. Segundo o extensionista da Emater, Antônio Carlos Leite de Borba, 10% dos questionários já foram aplicados.
O prazo das entrevistas deve terminar em junho. De acordo com Borba, vão ser realizadas 310 entrevistas. Os questionários vão levantar dados sobre os dados do pomar, geolocalização, caracterização da família e da propriedade, sistemas de cultivo, colheita, pós-colheita e comercialização, dificuldades e perspectivas, entre outros.
MANDE SEU EMAIL CLICANDO AQUI
ou mande uma mensagem para gente CLICANDO AQUI
dizendo que quer receber nossa NEWSLETTER
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no WhatsApp CLICANDO AQUI
Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no Telegram CLICANDO AQUI
Confira mais conteúdos na categoria “RURAL” CLICANDO AQUI