DIA DE GALPÃO

Por 6 de fevereiro de 2019

O Movimento Tradicionalista Gaúcho, mantém suas raízes através de trabalhos efetuados por abnegados estudiosos e envolvidos nos diversos segmentos da Tradição, entre estes estão Peões e Prendas detentores de títulos conquistados através de provas (escritas, orais, artísticas e práticas), que são desenvolvidas incialmente dentro dos núcleos tradicionalistas (CTGs, Piquetes, Departamentos Tradicionalistas), que através de seus departamentos Culturais, Artísticos e Campeiros patrocinam concursos abertos a seus sócios e simpatizantes.

Os que se destacam por maior e melhor preparo são então detentores dos títulos de Peões e Prendas, Guris, Piás, Prendas Juvenis, Prendas Mirins, Prendinhas, Piazitos, etc.., que tem como meta principal difundir as tradições Gaúchas dentro de sua categoria e formar o maior numero possível de adeptos e participantes.

Por sua vez as Regiões Tradicionalistas que no Rio Grande do Sul são em numero de 30, promovem anualmente concursos regionais, onde as provas são aplicadas entre concorrentes representantes das Entidades Tradicionalistas sob sua jurisdição, e estes por sua vez (os classificados) repassam conhecimentos e preparação a todos os interessados, pois tem o dever de promoverem trabalhos (seminários, encontros, etc…) em pról do tradicionalismo gaúcho, e com isso galgam bagagem para apresentarem no Concurso Estadual, promovido pelo MTG.   Onde há uma depuração de concorrentes.  Onde então se escolhe as Prendas e Peões do RS.

Baseado nisso o 1º Peão Farroupilha da 5ª RT, Micael Feliciano Machado Lopes idealizou e executará o DIA DE GALPÃO , nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2019, na Estância Nossa Senhora de Fátima, sediada na Rua São Miguel nº 510, no bairro Fátima em Cachoeira do Sul.   Para tanto contará com a logística do PL Delfino Carvalho, através de sua Patronagem, que tem como patrão o Sr. Marcos Carvalho e Capataz Geral Sra: Janice Machado, o acompanhamento de supervisão será de Muriel Machado Lopes 2ª Prenda do RS 2011/2012, que mesmo após o término de seu prendado continua integrada ao Movimento Tradicionalista tanto artisticamente quanto com consultoria e auxilio aos sucessores nos mandatos (isto se chama Tradição). Pois compartilha suas experiências e conhecimentos em prol dos novos representantes de sua entidade, de sua região, e aos demais interessados.

O projeto Dia de Galpão tem como objetivo valorizar as atividades campeiras que eram costumeiras nos galpões de Estâncias e, além disso, levar o conhecimento dos participantes, a origem, história e a propagação de cada atividade que habita nossos dias, seja no seio de nossas casas ou nas fazendas pelo Rio Grande a fora!

A programação será:

Dia 9 de Fevereiro (Sábado)                                                                           

-17h00 Acampamento de Integração

-20h00 Tertúlia Poética e Musical com os Convidados Taylor Bulsing de Oliveira 3º Guri Farroupilha RS 2012/2013, Douglas Diehl Dias – Guri Destaque Artístico e Cultural do RS 2010/2011 e Manuela Acosta Ferreira – 3ª Prenda Mirim do RS 2010/2011.   Onde será realizada uma integração musical com a temática do evento e logo após servido um jantar típico gaúcho – Vaca Atolada.

Dia 10 de Fevereiro (Domingo)

-08h30m– Cavalgada da preservação

-09h00 – Ordenha de Leite na hora e efetuado Café de Chaleira com Explanação Cultural.

-09h30m – Abertura Oficial

-10h00 – Inicio das Oficinas de Galpão com os Convidados – Mateus Louzada – 1º Peão farroupilha 2018/2019 e Douglas Uilliam Quadros – 1º Peão farroupilha do RS 2011/2012.

-12h30m – Almoço festivo com Concurso de Prato Típico (Carreteiro de Charque) – Troféu Mais Prendadas Prendas e Destaque Especial).

-15h30m – Bem Estar Animal com a médica Veterinária Bibiana Burger e Micael Feliciano Machado Lopes.

-16h30m – Momento de Integração e após Encerramento das Atividades com premiação.

Para participar:

Do Acampamento: Será disponibilizado espaço para barracas ou local fechado para pouso. (Levar Barraca e Material de uso para pernoite).

Do Almoço Festivo e Concurso do Prato Típico: Cada entidade poderá inscrever uma equipe que vai ajudar na execução do prato e nomear duas Prendas desta equipe, para apresentarem a sua panela de carreteiro de charque (contando como fez, sua origem e histórico). Será permitido servir acompanhamentos. Os utensílios e os ingredientes utilizados são de responsabilidade de cada equipe.  Como o evento tem cunho integrativo, após a avaliação será servido um almoço festivo onde todos poderão se integrar através da degustação dos pratos na grande partilha do tradicionalismo.

Das Oficinas de Galpão: é importante que cada participante leve os seus pertences para as atividades que desejar praticar (avios de mate, capa ou poncho, charque, carne, faca, etc..). Haverá também demonstração de outras atividades e será propiciada a prática da tosa.

Maiores Informações pelos telefones: (51) 9 9636 4457 – 9 9722 1469 – 9 9880 0219

 

AGENDA GAÚCHA:

FEVEREIRO

23/FEVEREIRO/2019 – 11º BAILE DE RAMADA – GRUPO FANDANGAÇO – CTG ESTÂNCA DO CHIMARRÃO

 

Sintonize de segundas a sábados na MIX 94.7 CACHOEIRA FM – ALMA PAMPA

Segundas das 17h às 19h e de terça a sábado das 18h às 20h

Por: Marcos Silva – programaalmapampa@gmail.com