Dia de Campo reforça importância da conservação do solo para melhorar a produtividade do milho e da soja

Por
Dia de Campo reforça importância da conservação do solo para melhorar a produtividade do milho e da soja
EXPOAGRO AFUBRA
26 de março de 2025 - Crédito: Mateus de Oliveira

 

A Expoagro Afubra 2025 foi palco, na manhã desta terça-feira (26), de um Dia de Campo sobre a Cultura do Milho, promovido no Espaço Casa da Emater. O evento reuniu produtores rurais, técnicos e especialistas para discutir estratégias de manejo, conservação do solo e da água, além de tecnologias para aumentar a produtividade da lavoura.

 

Organizado pela Emater/RS-Ascar, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Afubra e Pró-Milho RS, com apoio da Pioneer, o evento destacou a importância do milho para a agricultura gaúcha, abordando também a cultura da soja. Por meio da Unidade de Referência Tecnológica (URT) instalada no local os técnicos demonstraram, na prática, os impactos positivos de um manejo adequado do solo na produtividade das lavouras, especialmente em períodos de estiagem.

 

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Josemar Parise, ressaltou que, nos últimos seis anos, cinco safras foram marcadas por estiagens severas. Segundo ele, a adoção de práticas conservacionistas, como a diversificação de culturas, a cobertura do solo com palhada e a descompactação do solo, pode garantir uma maior infiltração da água e melhorar o desenvolvimento radicular das plantas, tornando-as mais resilientes a condições climáticas adversas. Parise também destacou a relevância do manejo correto da fertilidade do solo, com aplicação equilibrada de nutrientes para fortalecer o crescimento das plantas e aumentar a produtividade das lavouras.

 

Outro tema abordado foi a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas. O extensionista da Emater/RS-Ascar, Marcelo Cassol, enfatizou a necessidade de seguir as instruções normativas 12 e 13 da Seapi, que tratam da aplicação e comercialização de produtos hormonais. Segundo Cassol, o descumprimento dessas normas pode resultar em perdas significativas para os produtores vizinhos, especialmente nas culturas mais sensíveis a esses produtos, como parreirais e cultivos de fumo, por exemplo. Ele também destacou a importância de escolher corretamente as pontas de pulverização, respeitar as condições climáticas ideais e utilizar adjuvantes que reduzem a dispersão indesejada dos produtos. “A umidade relativa do ar deve estar acima de 55%, e a velocidade do vento entre 3 e 10 km/h, para garantir a aplicação eficiente e evitar prejuízos”, alertou Cassol.

 

Na estação de Secagem e Armazenagem de Grãos, o extensionista Cássio Milbradt fez a apresentação do silo secador modelo Emater/RS-Ascar, que permite a secagem e armazenamento adequado dos grãos na propriedade, reduzindo custos e melhorando a qualidade do produto. Ele destacou a importância da conservação dos grãos para produtores que já possuem esses silos em suas propriedades, demonstrando um método caseiro para determinar a umidade do grão, com o uso de balança simples e termômetro de cozinha, além de outros materiais que o agricultor possui em casa. Milbradt também abordou estratégias para o controle de pragas que comprometem a qualidade dos grãos armazenados.

 

A Pioneer, empresa parceira do evento, também marcou presença com apresentações sobre variedades de milho e soja voltadas para alta produtividade. O engenheiro agrônomo Tainã Santos Oliveira salientou a importância da cultura do milho para o sistema produtivo, ressaltando seu papel na descompactação do solo e na melhoria da estrutura radicular para as safras seguintes. Ele também enfatizou os benefícios do cultivo do milho no cedo, permitindo uma segunda safra com soja em janeiro, estratégia que tem se mostrado eficiente para aumentar a produtividade e diversificar a renda dos produtores.

 

Durante o evento, Oliveira apresentou cultivares de soja e híbridos de milho da Pioneer, como a soja 95Y95IPRO, que se destaca pelo sistema radicular agressivo e alta estabilidade produtiva, adaptando-se bem a diferentes épocas de plantio. Entre os híbridos de milho, foram demonstrados o P3016VYHR, conhecido pela precocidade e segurança produtiva, e o P3322PWU, que oferece alta tolerância à cigarrinha do milho e boa estabilidade produtiva. “A escolha da cultivar certa e o planejamento do plantio fazem toda a diferença para garantir bons resultados no campo”, concluiu Oliveira.

 

A Expoagro Afubra 2025 segue até o dia 28 de março, no Km 161 da BR-471, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo. A entrada é gratuita, e a programação segue repleta de atividades técnicas e demonstrações práticas voltadas ao setor agropecuário.

 

Em uma área de 15,5 mil metros quadrados, a Emater/RS-Ascar apresenta 20 parcelas temáticas relacionadas à diversificação das atividades produtivas, geração de renda, qualidade de vida, cuidados com o meio ambiente e permanência do jovem no campo. Estão sendo apresentados os temas Apicultura e Meliponicultura, Tecnologia da Aplicação, Agroindústria Familiar, Artesanato Rural, Bovinocultura de Leite, Cozinha Show, Cooperativismo, Erva-mate, Ajardinamento e Floricultura, Fruticultura, Morango em substrato, Olericultura, Plantas Bioativas, Processamento de Carnes, Pecuária Familiar, Piscicultura, Saneamento Ambiental, Secagem e Armazenagem, Solos, e Turismo Rural.