Dia D da criançada contra a Covid-19 reforça a imunização

Por
Dia D da criançada contra a Covid-19 reforça a imunização
ATUALIZAÇÃO / COVID-19
4 de fevereiro de 2022 - 200

Vacinação mobilizou três unidades sanitárias. Foto: Ascom/Saúde.

O Dia D da imunização das crianças contra a Covid-19 em Cachoeira do Sul, realizado nesta sexta-feira (4), atingiu seus objetivos. Não foram divulgados números, mas deu certo o cronograma elaborado pela Secretaria da Saúde colocado em prática em três unidades sanitárias.

Os pais e responsáveis atenderam ao chamado da Saúde, para que crianças dos cinco anos de idade (com ou sem comorbidades) procurassem as três maiores unidades sanitárias do município: (US1/Prédio INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina), que dedicaram a jornada integral, das 7h15min às 11h45min e das 13h às 18h, à assistência do público infantil.

A proposta do secretário da saúde Marcelo Figueiró foi que o dia marcasse o ponto de partida do esforço coletivo em prol da proteção dos pequenos contra a pandemia do coronavírus. “Precisamos reiterar aos pais a relevância da vacina e conscientizá-los de que o momento é agora, às vésperas do retorno às aulas, e a tempo de prevenirmos que a incidência dos casos se torne significativa neste grupo específico como, infelizmente, já estamos assistindo em outras regiões”, ponderou.

NA SEGUNDA-FEIRA

A partir desta segunda-feira (07/02), nesses mesmos postos de saúde, a imunização pediátrica retorna à escala habitual (a da tarde), com horário estendido até às 18h, exclusivamente aos pacientes entre cinco e 11 anos de idade.

Por orientação do Ministério da Saúde, é priorizado um turno para o atendimento dos menores de idade, a fim de evitar a exposição destes ao fluxo maior de adultos em busca da vacinação, e ainda respeita-se o prazo de 20 minutos de espera no local após a aplicação do imunizante.

A única diferença nos protocolos entre as crianças com e sem comorbidades é que crianças imunossuprimidas (que possuem o sistema imunológico mais debilitado) e especificamente as de 5 anos de idade só podem receber a vacina do laboratório Pfizer. As demais estão autorizadas a receberem o imunizante da Coronavac.

ESQUEMA DA VACINAÇÃO NA SEGUNDA (07/02)

Imunização pediátrica Covid – US1/Prédio INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina (das 13h às 18h). Alvo: crianças de cinco a 11 anos (com ou sem comorbidades).

Imunização adultos Covid – US1/Prédio/INSS, US4/Centro Social Urbano, US14/Bairro Marina, ESF1/Bairro Promorar, ESF3/Bairro Noêmia e ESF5/Bairro Tupinambá. Horário de atendimento das salas de vacina: 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min. Alvo: pacientes a partir dos 18 anos de idade.

Fonte e fotos: Viviane Souza