Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Detran projeta redução de 10% na taxa de licenciamento de veículos

Veículos: Detran/RS recomenda que proprietários ainda não paguem a taxa de licenciamento até votação na Assembleia / Foto: Milos Silveira/OC

A taxa de licenciamento de veículos deverá cair pelo menos 10% com o fim do recebimento, pelos Correios, do certificado de registro (CRLV) impresso no endereço indicado pelos proprietários. A projeção é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), que definirá o novo valor nos próximos dias.

Com a digitalização do documento, a partir deste ano o Detran/RS não terá mais os custos de impressão do documento em papel-moeda e nem precisará arcar com valores de postagem nos Correios. Apesar disso, a taxa de licenciamento seguirá sendo cobrada, pois, de acordo com o Detran-RS, há outros custos operacionais envolvidos, como os de tecnologia da informação.

Assim que definir os novos valores, o Detran/RS encaminhará à Assembleia Legislativa um projeto de lei para apreciação dos deputados. A votação deve acontecer já em fevereiro, quando a Assembleia retorna do recesso parlamentar. Em entrevista à imprensa, o diretor-geral do Detran/RS, Enio Bacci, disse que a orientação do departamento é que o licenciamento não seja pago até a atualização dos valores da taxa.

“Algumas pessoas têm o receio de trafegar sem o licenciamento de 2021 pago. É importante lembrar que o licenciamento de 2021 vence a partir de abril, portanto, até lá, o licenciamento de 2020 está em vigor. Como o valor será reduzido, não há vantagem em ter pressa”, garantiu. Quanto à viabilidade de devolver a diferença para quem já efetuou o pagamento da taxa, ainda não há definição por parte do Detran/RS.

 

SAIBA MAIS:

Sair da versão mobile