22.4 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 24 fevereiro, 2021 - 20:46
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • ECONOMIA
  • Detran projeta redução de 10% na taxa de licenciamento de veículos

Detran projeta redução de 10% na taxa de licenciamento de veículos

Veículos: Detran/RS recomenda que proprietários ainda não paguem a taxa de licenciamento até votação na Assembleia / Foto: Milos Silveira/OC

A taxa de licenciamento de veículos deverá cair pelo menos 10% com o fim do recebimento, pelos Correios, do certificado de registro (CRLV) impresso no endereço indicado pelos proprietários. A projeção é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), que definirá o novo valor nos próximos dias.

Com a digitalização do documento, a partir deste ano o Detran/RS não terá mais os custos de impressão do documento em papel-moeda e nem precisará arcar com valores de postagem nos Correios. Apesar disso, a taxa de licenciamento seguirá sendo cobrada, pois, de acordo com o Detran-RS, há outros custos operacionais envolvidos, como os de tecnologia da informação.

Assim que definir os novos valores, o Detran/RS encaminhará à Assembleia Legislativa um projeto de lei para apreciação dos deputados. A votação deve acontecer já em fevereiro, quando a Assembleia retorna do recesso parlamentar. Em entrevista à imprensa, o diretor-geral do Detran/RS, Enio Bacci, disse que a orientação do departamento é que o licenciamento não seja pago até a atualização dos valores da taxa.

“Algumas pessoas têm o receio de trafegar sem o licenciamento de 2021 pago. É importante lembrar que o licenciamento de 2021 vence a partir de abril, portanto, até lá, o licenciamento de 2020 está em vigor. Como o valor será reduzido, não há vantagem em ter pressa”, garantiu. Quanto à viabilidade de devolver a diferença para quem já efetuou o pagamento da taxa, ainda não há definição por parte do Detran/RS.

 

SAIBA MAIS:

  • O CRLV digital pode ser gerado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, junto com a Carteira Nacional de Habilitação. Quem não quiser baixar o documento digital pode optar por imprimir em papel comum pela Central de Serviços do Detran-RS, no site, ou pelo portal de serviços do governo do Estado. A impressão pode ser feita em qualquer impressora – tanto em casa quanto em livrarias ou lojas.
  • Ainda estará disponível a opção de solicitar a impressão do documento em qualquer Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). Neste caso, será cobrado um valor de R$ 8.
  • Para os veículos de pessoa jurídica, a obtenção do CRLV só está disponível com login por Certificado Digital, ou presencialmente, no CRVA.
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região