Dignidade e cidadania: ação contou com cabeleireira e maquiadora voluntárias / Fotos: Divulgação
A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher promoveu na semana passada uma tarde de cuidados com a beleza das detentas que cumprem pena no Presídio Estadual de Cachoeira do Sul. Escova, corte de cabelos e maquiagem foram oferecidos voluntariamente pela cabeleireira Camila Marques e pela maquiadora Daniela Alves de Oliveira.
O objetivo da ação, segundo os organizadores, foi resgatar a autoestima das detentas para, assim, oferecer mais uma forma de ressocialização. A atividade, alusiva ao mês da mulher, teve a parceria da enfermeira Paola Brendler, através da Secretaria Municipal da Saúde, responsável pelo projeto Redução de Danos no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e no presídio. A enfermeira faz atendimento e atividades com todos os apenados.
Além de demandas como métodos contraceptivos e exames preventivos, foram tratados assuntos relacionados às perspectivas das apenas com o futuro. “Falamos da possibilidade de oficinas e capacitação profissional como forma de aproximá-las do mundo fora das grades, onde mais cedo ou mais tarde elas estarão”, ressalta a coordenadora Elisandra Martins.
“Uma atividade assim traz mudanças positivas para elas. Tenho grupo semanalmente aqui na Penitenciária”, destacou Paola.