Os destroços do submarino Titan, que implodiu ao tentar seguir até onde está afundo o que restou do famoso navio Titanic, foram encontrados juntamente com possíveis restos humanos. A tragédia ocorreu na semana passada no Atlântico Norte, segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos. O Titan era o submersível que levava cinco pessoas aos restos do Titanic quando implodiu. Todos a bordo do submarino morreram.
Já nesta quarta-feira, destroços resgatados do submarino Titan foram trazidos à superfície. As equipes descarregaram o material no porto da cidade de St. John’s, no Canadá. Os pedaços podem ajudar na busca de causas e condições da implosão.
Titanic
Mas afinal, o que faz a história do Titanic ser tão sedutora? O que motiva a ideia de entrar um submarino para ir ao fundo do mar testemunhar os restos do famoso navio?
Titanic naufragou em sua viagem inaugural em 15 de abril de 1912. A tragédia é considerada um dos maiores desastres marítimos da história, com a perda de mais de 1,5 mil vidas.
Projetado para ser um dos navios mais luxuosos e seguros de sua época, o Titanic partiu de Southampton, na Inglaterra, em 10 de abril de 1912, com destino a Nova York, nos Estados Unidos. No entanto, durante a noite de 14 de abril, o navio colidiu com um iceberg no Atlântico Norte.
O iceberg rasgou uma série de compartimentos estanques do Titanic, que deveriam ter sido capazes de lidar com o transbordamento de água. No entanto, a severidade do impacto superou as projeções. O navio começou a afundar lentamente.
Sem botes salva-vidas suficientes para todos a bordo, mulheres e crianças foram priorizadas, enquanto outros passageiros e tripulantes foram deixados para trás. Além disso, a falta de treinamento adequado em procedimentos de emergência e a confusão contribuíram para o caos e a perda de vidas.
Em 15 de abril de 1912, o Titanic finalmente afundou completamente nas águas geladas do oceano. Pouco mais de 700 pessoas foram resgatadas.
O naufrágio do Titanic continua a ser um dos eventos mais notáveis e trágicos da história marítima.