Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Desenrola é prorrogado até 20 de maio

Desenrola Brasil: programa busca reduzir o endividamento e possibilitar retomada do acesso ao crédito / Foto: Divulgação

Desenrola Brasil: programa busca reduzir o endividamento e possibilitar retomada do acesso ao crédito / Foto: Divulgação

O governo anuncia a prorrogação do Programa Desenrola Brasil, voltado para a renegociação de dívidas de pessoas físicas inadimplentes, pela segunda vez. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda, a medida provisória referente à extensão do programa está programada para ser publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (28).

Inicialmente previstas para encerrar em dezembro, as renegociações foram estendidas até 31 de março. A alta demanda após a integração do Desenrola com aplicativos de bancos, o Serasa Limpa Nome e o Caixa Tem motivou essa prorrogação. Desde o início do mês, os débitos do Desenrola também podem ser renegociados nas agências dos Correios.

A prorrogação se aplica apenas à Faixa 1 do Desenrola, direcionada a pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e com dívidas de até R$ 20 mil. As renegociações para esta categoria iniciaram em outubro.

ADESÃO SIMPLIFICADA AO DESENROLA

Ao longo do ano, o governo tem simplificado a adesão ao programa. No final de janeiro, os indivíduos com perfil bronze no Portal Gov.br passaram a ter a opção de parcelar suas dívidas. Anteriormente, quem possuía este nível de conta, caracterizado por menor segurança, só poderia quitar o valor negociado de forma integral. Com essa alteração, a proporção de usuários com login nível bronze aumentou de 19% para 40% das negociações diárias.

Além disso, o governo integrou a plataforma do Desenrola com os sistemas de atendimento de instituições financeiras e empresas como o Serasa e os Correios. Esta integração foi viabilizada pela Portaria 124 do Ministério da Fazenda, emitida em 29 de janeiro, que autorizou parcerias para expandir o alcance do programa.

Mais de 700 empresas participam do mutirão, incluindo bancos, financeiras, varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e securitizadoras. No total, mais de 550 milhões de ofertas estão disponíveis no MegaFeirão, além de descontos de até 96% do Programa Desenrola.

Desde 15 de fevereiro, o Desenrola Brasil passou a ser acessado também através do site da Serasa Limpa Nome. Com a integração entre as plataformas, os usuários logados na plataforma da Serasa já podem ser redirecionados para o www.desenrola.gov.br, onde é possível consultar as dívidas e efetuar os pagamentos nas condições do programa, sem a necessidade de outro login.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE ECONOMIA

Sair da versão mobile