Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Descredenciamento do HCB será temporário, informa Secretaria Estadual da Saúde

Crédito: Celito Izolan Júnior

Crédito: Celito Izolan Júnior

O deputado Airton Lima (Podemos) esteve em contato com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, para tratar da situação do serviço ambulatorial de Cardiologia do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). A secretária confirmou a suspensão, porém em caráter temporário, pelo período de 30 dias.

Neste prazo, os 12 municípios da 8ª Coordenadoria de Saúde deverão apresentar a justificativa para a não procura pelas consultas do serviço na unidade, que é o atendimento de referência na Região. Ela ainda informou ao deputado Airton Lima que há uma grande demanda represada na região, onde pelo menos 1,5 mil pessoas aguardam consulta com cardiologista.

Descredenciamento

O HCB teve notificado o descredenciamento do serviço ambulatorial de Cardiologia junto ao programa Assistir, do governo do estado, pelo descumprimento da meta de atendimentos mensais. Do mínimo de 60 consultas mensais de novos pacientes na unidade, foram registrados em torno de 20 atendimentos.

Conforme o superintendente do HCB, Luciano Morschel, os agendamentos são realizados a partir do Gercon, sistema de regulação do estado. Com isso, cabia às secretarias municipais de Saúde dos 12 municípios pertencentes à 8ª Coordenadoria Regional de Saúde realizar o agendamento dos pacientes. Em caráter provisório, a 8ª CRS assumiu a regulação dos atendimentos, que serão realizados com a dispensa do exame de eletrocardiograma, requisito do sistema anterior, apontado como entrave para os agendamentos.

Sair da versão mobile