Desassorear RS repassa R$ 1,5 milhão para Pantano Grande

1 de abril de 2025 - Crédito: Ass. Com.

 

A solenidade oficial de assinatura do termo de adesão ao Programa Desassorear RS foi realizada na manhã desta terça-feira (1º), promovido pelo Governo do Estado. O prefeito de Pantano Grande, Mano Paganotto, acompanhado do vice-prefeito, Juninho Pires, esteve em Porto Alegre para formalizar a participação do Município.

 

Durante a visita, os dois também se reuniram com o governador do Estado, Eduardo Leite, reforçando a importância da parceria com o Governo Estadual para a execução do projeto.

 

Pantano Grande teve seu cadastro no programa Desassorear RS em outubro de 2024 e, em fevereiro deste ano, recebeu a confirmação de que estava entre as cidades comtempladas. O Município receberá um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão para a implementação das medidas de limpeza de rios e córregos e a prevenção à alagamentos.

 

A verba viabilizará a desobstrução de 11,5 quilômetros de extensão nos cursos d’água que cortam o Município. A ação busca garantir maior vazão e reduzir significativamente o risco de novas enchentes.

 

A limpeza será realizada de forma preventiva para evitar inundações durante o período chuvoso do inverno.

 

O cronograma de trabalho atenderá todos córregos do Município, com prioridade para as áreas mais vulneráveis, que sofreram com alagamentos e a inundação de dezenas de residências nas fortes chuvas de abril e maio do ano passado.