Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Derlizão abriga 21 famílias atingidas pela cheia do Rio Jacuí

Famílias ocupam a quadra de esportes com seus utensílios domésticos. Fotos: Ascom/Prefeitura.

O Ginásio Derlizão em Cachoeira do Sul é o local para onde estão sendo levadas as famílias do Bairro Cristo Rei atingidas pela inundação do Rio Jacuí. Ao todo, até o final a tarde desta quarta-feira (1º), eram 21 famílias totalizando 54 pessoas abrigadas na quadra de esportes em meio aos utensílios domésticos. Uma força tarefa da Prefeitura coordena a ocupação dos espaços.
A retirada de famílias começou na manhã desta terça-feira (30) e se intensificou nesta quarta-feira (1) com o trabalho da Defesa Civil e mais equipes de diferentes secretarias.
No Derlizão, as famílias são recebidas e cadastradas. Elas receberão almoço e janta fornecida pela Prefeitura e café e lanche ficarão por conta das famílias. A Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIS) está solicitando doação de alimentos para lanche e café, roupas, roupa de cama e toalhas de banho e material de higiene. Uma equipe da Secretaria da Saúde também está no local fazendo vacina contra influenza, verificando a pressão arterial e dando orientação aos abrigados.
A retirada dos moradores segue enquanto for possível. A Defesa Civil de Cachoeira do Sul orienta as famílias ribeirinhas para que saiam dessas regiões. A orientação é necessária devido ao grande volume de água no Rio Jacuí.
Importante
Há famílias que estão alojadas em casas de parentes. Neste momento, ainda não há informação do número de pessoas.


PREFEITURA JÁ TEM UM PLANO B
Devido à elevação o Rio Jacuí, mais famílias poderão ter que sair nesta quinta-feira (2) de suas moradias na área o Bairro Cristo Rei. Desta forma, ficará pequeno o espaço disponível no Ginásio Derlizão. Neste caso, a Prefeitura já trabalha com um plano B. Segundo a secretária e Inclusão Social, Caren Ache, a mitra da paróquia Santo Antônio poderá ser requisitada já nesta quinta-feira.


RIO JACUÍ CONTINUA SUBINDO SEU NÍVEL
Medição liberada pela Defesa Civil às 17h30min apontou que o Rio Jacuí chegou à cota de 24,20m ou seja, 4,20 m acima e sua marca normal. Toda a região ribeirinha está inundada e, na área do Balneário São Lourenço, a água já se aproxima da localidade de Ferreira. .

Sair da versão mobile