Depois do nível do rio, agora estraga rebocador da Deusa do Jacuí

Por 4 de dezembro de 2021

Depois dos bancos de areia devido ao baixo nível do Rio Jacuí, uma questão solucionada com a dragagem, agora um problema mecânico impede a retomada dos serviços da Balsa Deus do Jacuí na travessia entre a Praia Nova e a Rua Moron em Cachoeira do Sul. Segundo a empresa responsável pela balsa, uma das hélices do rebocador quebrou ao encontrar blocos de pedra no rio.

A expectativa é que somente a partir de terça-feira (7) o transporte entre em operação. A Deusa do Jacuí está em Cachoeira do Sul desde o dia 14 de novembro para o transporte de veículos pesados, que não podem passar pela Ponte do Fandango onde são realizadas obras pelo Dnit, porque no dia 29 de outubro foi localizada uma rachadura na estrutura que dá acesso ao vão central. Na ponte só é permitida a passagem de veículos leves no sistema pare e siga.

Neste meio tempo, a balsa funcionou alguns dias. No entanto, sem chuvas o nível do Rio Jacuí baixa cada vez mais. A Prefeitura, através da Secretaria de Obras, realizou com o apoio de uma empresa cachoeirense a retirada de bancos de areia nas proximidades da Praia Nova. Além disso, pedras foram colocadas nas margens do Jacuí para possibilitar o embarque e desembarque de veículos.

Tudo estava certo até esta sexta-feira (3), quando aconteceu o problema mecânico no rebocador da balsa. Enquanto não há o serviço da Deusa do Jacuí, a solução para empresas e transportadores é utilizar rotas alternativa para chegar ou sair de Cachoeira do Sul. Uma delas é a passagem pela localidade do São Lourenço para acessar a BR-290 e outras regiões do município. No São Lourenço há um serviço de balsa que tem sido uma excelente alternativa para veículos leves e pesados.

AS OUTRAS ROTAS

Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290/RS ir até a BR-471/RS, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST-287 até Novo Cabrais a BR-153/RS.

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS, seguir até RST-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158/RS e retornar à BR-290/RS em Rosário do Sul.

Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande: Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392/RS.