Dnit estuda estrutura metálica do Exército sobre Ponte do Fandango

Por
Dnit estuda estrutura metálica do Exército sobre Ponte do Fandango
CACHOEIRA DO SUL
5 de novembro de 2021 - Rachadura na estrutura da Ponte do Fandango chamou atenção na época / Crédito: Arquivo

Como não foi liberado o trânsito de veículos leves e segue proibido de pedestres sobre a Ponte do Fandango, Cachoeira do Sul espera pela chegada da Balsa Deusa do Jacuí.

Segundo informações colhidas pela reportagem da Rádio Fandango 102.5 FM, a balsa só deverá chegar na Praia Nova na tarde de domingo e começar suas operações na segunda-feira ou terça-feira, após os acessos serem construídos. A balsa com rebocador está em Rio Pardo e não consegue subir o Rio Jacuí em razão do baixo nível. Uma operação será realizada neste sábado com utilização de guindaste.

No início da noite desta sexta-feira, o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), João Carlos Tonetto, da Superintendência de Santa Maria, informou que o órgão trabalha com a possibilidade de solicitar ao 3º Batalhão de Engenharia e Combate de Cachoeira do Sul, a colocação de uma ponte móvel sobre o vão danificado da Ponte do Fandango, que ficaria escorada entre os pilares da ponte que não possuem problema, com objetivo de possibilitar em mão única o trânsito de pedestres e veículos leves na estrutura.

As opções para passagem para a Zona Sul aos pedestres são os barcos na Praia Nova, a Balsa do São Lourenço ou os desvios por Rio Pardo via ERS-403 para acessar a BR-290, ou pela RSC-287 por Restinga Sêca, Formigueiro e São Sepé para ir na direção até a fronteira Sul e Oeste do Estado.