A delegada Nadine Farias Anflor, 41 anos, será a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O nome dela foi anunciado pelo governador eleito Eduardo Leite, que também confirmou o vice eleito, delegado Ranolfo Vieira Júnior, no comando da Secretaria da Segurança Pública.
O coronel Mario Ikeda permanecerá no Comando da Brigada Militar e Heloísa Helena Kuser, na direção geral do Instituto-Geral de Perícias. Em coletiva de imprensa, Nadine destacou que está “à disposição da população, querendo trabalhar muito. É um desafio ser a primeira mulher a representar os policiais. Há muito trabalho a ser feito”.
CRIMES PATRIMONIAIS
Nadine pretende trabalhar forte contra os crimes patrimoniais. Ela avalia que delitos como assaltos podem ser o primeiro passo para a consumação de um latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Ela afirma ainda que pretende manter o foco no combate à lavagem de dinheiro e que sua gestão terá uma atenção especial contra o crimes de violência doméstica.
Delegada da Polícia Civil desde 2004, Nadine tem marcado sua carreira pelo pioneirismo. Por mais de seis anos, foi titular da Delegacia Especializada no Atendimento à mulher (Deam) de Porto Alegre e a primeira coordenadora das especializadas no Estado. Somente no atendimento à mulher, ela possui uma experiência de sete anos.