Defesa Civil socorre famílias em cinco bairros de Cachoeira

Por
Defesa Civil socorre famílias em cinco bairros de Cachoeira
CACHOEIRA DO SUL
12 de novembro de 2023 - defesa civil rio jacuí 2

As equipes estão em atendimento em áreas alagadas através de um trabalho mobilização. Foto: Divulgação 

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul, devido às fortes chuvas que atingem o município, onde já foi registrado um volume de 150 mm desde este sábado à noite (11), foi acionada para sete atendimentos em cinco bairros da cidade, conforme o superintendente do órgão, Edson Júnior. Ele disse que as equipes seguem atuando em casos de inundações em moradias e até deslizamento de terra.  

No Bairro Primavera, localizado no Alto do Amorim, devido à ausência de canalização quatro casas foram inundadas. Neste caso, a Defesa Civil se prontificou na retirada das famílias de suas moradias, mas elas optaram por ficar em suas moradias ou em casas de familiares próximos. Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras se deslocou até o local para proceder atendimento, que de acordo com os moradores, já decorrente quando é registrado chuvas intensas.  

Já no Bairro Fátima, uma casa foi inundada por problemas no telhado devido ao entupimento de calha, segundo Edson Júnior. No Bairro Tibiriçá e Santa Helena, na zona norte da cidade, foi registrado movimentação de terra na Avenida Marcelo Gama (153). No local, o DNIT realizou uma obra de drenagem, mas a água correu por fora da tubulação e afetou uma residência. 

Na Rua Ivo Becker também na zona norte, aconteceu a queda de um muro e, no Bairro Barcelos, área leste da cidade, uma casa foi alagada por problemas na drenagem interna da moradia.  

DEFESA CIVIL MANTÉM ALERTA DIANTE DA POSSIBILIDADE DE MAIS CHUVAS 

A previsão para a região de Cachoeira do Sul é de mais chuvas no decorrer deste domingo (12) e também a partir desta segunda-feira (13). De acordo com a Climatempo, serão registrados volumes expressivos até a próxima sexta-feira (17). A média diária pode chegar a 60 mm.  Existe preocupação com o nível do Rio Jacuí, que neste domingo está em 19,95 metros, ou seja, 1,95 acima de sua marca normal que é de 18 metros. Já a Barragem do Capané está em 7,70 metros, considerada cota em atenção pela Defesa Civil.