Defesa Civil recebe reconhecimento do Governo Federal

Por 29 de setembro de 2021

 

O Projeto de Capacitação Básica em Defesa Civil, que íntegra o Eixo Educacional do Programa Cachoeira do Sul Resiliente, rendeu ao município o reconhecimento do governo federal.

A iniciativa foi a única selecionada no Rio Grande do Sul e vem premiar o empenho da coordenadoria local com o apoio da Prefeitura e de órgãos e instituições que integram a atuação da Defesa Civil, que agora passa a ser um modelo no RS. O reconhecimento foi publicado no último dia 23 de setembro no Diário Oficial da União.

ATENÇÃO

O Programa Cachoeira Resiliente consiste em um conjunto de ações nas áreas educacionais, comunicação, redução de riscos e de enfrentamento aos desastres. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, Cachoeira do Sul tem sido diretamente afetado por desastres que, nos últimos 10 anos, motivaram 15 Decretos de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública, causando danos humanos e ambientais expressivos e prejuízos financeiros que ultrapassam R$ 31 milhões de média anual, comprometendo 17,71% da Receita Corrente Líquida do Município.

Prefeito José Otávio e o coordenador da Defesa Civil, Edson Júnior. Foto: Ascom Prefeitura

AÇÕES DO PROGRAMA CACHOEIRA DO SUL RESILIENTE

  1. AÇÕES ESTRUTURANTES: Modernizar a estrutura administrativa e operacional da Defesa Civil no município de Cachoeira do Sul.
  2. AÇÕES EDUCACIONAIS:Desenvolver ações educativas e de formação para todos os níveis de ensino desenvolvendo uma cultura de prevenção e preparação para o enfrentamento de desastres.
  3. AÇÕES DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO: Para a redução dos riscos e preparação para o enfrentamento dos desastres é fundamental a participação da comunidade, a compreensão do tema Proteção e Defesa Civil e a implantação de canais de comunicação.
  4. AÇÕES DE REDUÇÃO DE RISCO DE DESASTRES: Desenvolvimento de ações preventivas, através da identificação e avaliação de cenários vulneráveis e intercomunicação com órgãos de fiscalização e de políticas de ordenamento e ocupação do solo.
  5. AÇÕES DE PREPARAÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DE DESASTRES: Preparação das equipes que integram a Proteção e Defesa Civil e a comunidade cachoeirense para o enfrentamento de desastres.
  6. AÇÕES DE RESPOSTA E ATENDIMENTO A COMUNIDADE AFETADA POR DESASTRES: Realização de ações de resposta e reconstrução para atendimento a comunidades afetadas por desastres com o objetivo de reestabelecer a normalidade.

BOAS PRÁTICAS

Esta expressão, derivada do inglês «best practice», denomina técnicas identificadas como as melhores para realizar uma determinada tarefa, atividade ou procedimento visando o alcance de um objetivo comum.