Em um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Gestão, Governança, Parcerias e Inovação, através do diretor de projetos e arquiteto, Rodrigo Pereira, da engenheira Daniele Martins, e da Secretaria de Desenvolvimento Social, com as assistentes sociais Vanusa Santos do Nascimento e Paula Gonçalves e a cadastradora Greice Priebe, foram avaliadas áreas adjacentes impactadas pelos eventos climáticos do ano passado em Cachoeira do Sul.
O objeto do levantamento foi a entrega de um plano de trabalho para o Ministério das Cidades para que as famílias atingidas adquiram novas residências, uma vez que as suas foram destruídas ou fortemente danificadas. Nesta modalidade, as próprias famílias indicam possíveis casas que já estão prontas e à venda.
Nesta segunda-feira (17), os técnicos da Defesa Civil Nacional, Felipe Porto e Otília Viana reuniram-se com a equipe técnica, com os secretários Paola Braga e João Alexandre Bittencourt e com o prefeito Leandro Balardin para tratar das próximas ações que buscam habilitar o município em até 100 unidades habitacionais de até 200 mil reais. Nesta modalidade, são adquiridas residências prontas, tendo a Caixa Econômica Federal como operador financeiro.
Com a liberação do plano de trabalho, o Município aguarda agora a liberação de recursos para a aquisição desses imóveis.
Uma vez desocupada a área adjacente, a mesma deve ser transformada em área de convívio para evitar nova ocupação e novos problemas e um futuro alagamento.
Durante a semana, a Defesa Civil Nacional participará das visitas com os servidores municipais.