A Defesa Civil de Cachoeira do Sul atua na remoção de famílias residentes no Bairro Cristo Rei, em Cachoeira do Sul, devido à elevação do nível do Rio Jacuí que na manhã desta quinta-feira (16) chegou a 22,95 metros, 4,95 acima de sua cota normal de 18 metros.
Segundo o superintendente da Defesa Civil, Edson Júnior, 15 famílias foram removidas de suas moradias e o número pode aumentar até o final de semana. Ao todo, são 8 desabrigadas e 7 desalojadas. São 23 adultos e 9 crianças. “As famílias foram removidas para o Ginásio Municipal Derlizão, mas elas deverão ser levadas para o pavilhão de exposições da Fenarroz”, disse Edson Júnior.
Esta é a terceira inundação do Rio Jacuí desde o dia 4 de setembro, quando começou o período de chuva na região de Cachoeira do Sul. Além do retorno de alagamento de moradias no Bairro Cristo Rei, está suspendo o serviço de balsa no Rio Jacuí entre a Praia Nova e a Rua Moron e na localidade de São Lourenço.
RIO SUBIU SEU NÍVEL EM QUASE UM METRO EM 24 HORAS, SEGUNDO A DEFESA CIVIL
– A Barragem do Capané, conforme a Defesa Civil, está com seu nível em 9,04 metros.
– Toda a área ribeirinha ao Rio Jacuí está alagada novamente. A estrada que no Distrito de Ferreira que dá acesso à localidade de São Lourenço está inundada.
– A Defesa Civil já projeta a retirada de mais famílias de suas casas no Bairro Cristo, principalmente, as residentes nas ruas São Tomé, Esperanto e São Felipe.