Defesa Civil em alerta pela cheia do Rio Jacuí

Por 25 de junho de 2022

Área ribeirinha do rio está totalmente alagada. Fotos: Cacau Moraes.

A cheia do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul começa a preocupar a Defesa Civil do município. A medição feita, às 7h30min, deste sábado mostra que o nível do rio está em 20,63 metros, ou seja, 2,63 metros acima da sua marca normal. A inundação está subindo 3 cm/h e se chegar aos 21,50 metros será necessária ação da Defesa Civil para remover famílias de suas moradias no Bairro Cristo Rei.

A região ribeirinha do Rio Jacuí está alagada. É o caso da Praia Nova onde a enchente avança para a área dos bares e também na estrada que dá acesso à localidade do Seringa. O monitoramento da Defesa Civil é diário e, por isto, existe um cronograma de orientação às famílias no caso de terem que deixar suas casas.

Na última quinta-feira (23), com a constatação da cheia do Rio Jacuí, foi interrompido a travessia de balsa para o transporte de veículos pesados, entre a Praia Nova e a Rua Moron. A área dos acessos de embarque e desembarque está totalmente alagada. A decisão foi tomada por uma questão de segurança, conforme a empresa responsável pela Balsa Deusa Jacuí, que está em Cachoeira do Sul desde novembro do ano passado.

ATENÇÃO

A cheia do Rio Jacuí é ocasionada pelas últimas chuvas da região e pela água que chega pelos seus afluentes. Para este final de semana, segundo o Climatempo, a chuva dará uma trégua, no entanto, para segunda e terça-feira (27 e 28) existe possibilidade de pancadas em toda a área da bacia do Jacuí.