Defesa Civil de Cachoeira está em alerta para nova ocorrência de ciclone extratropical

Por
Defesa Civil de Cachoeira está em alerta para nova ocorrência de ciclone extratropical
CACHOEIRA DO SUL
24 de julho de 2023 - Mapa

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul estará em estado de ATENÇÃO devido ao recebimento do Aviso Hidrometeorológico 214 emitido pela sala de Situação SEMA/RS. O aviso traz a atuação de uma área de baixa pressão, dando origem a uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no Uruguai.

PREVISÃO DO TEMPO:

Entre a terça e quarta-feira (25 E 26/07) as chuvas ganham força sobre o Sul gaúcho e parte da Campanha devido à atuação de uma área de baixa pressão, e posterior formação e avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical no Uruguai.

Na terça-feira (25), com a área de baixa pressão avançando e atuando na metade Sul do Rio Grande do Sul as chuvas ganham força nessas áreas, sendo persistentes e com forte intensidade. Há risco de volumes entorno 30 aos 45 mm/dia na Campanha e Sul, devendo chegar aos 70 mm/dia, pontualmente. Também há condições para temporais com eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 40 e 60 km/h, isoladamente.

Na quarta-feira (26), com a formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical sobre o Uruguai, as instabilidades se espalham para a maioria das regiões gaúchas, com risco de temporais pontuais, acompanhados de eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 40 e 60 Km/h. Nas áreas da metade Sul, as chuvas seguem intensas e constantes, devendo trazer acumulados em torno dos 20 a 45 mm/dia. Por conta do ciclone sobre o oceano, o mar fica agitado na costa gaúcha.

A tendência é que na quinta-feira (27) o ciclone já se afaste para o alto-mar e os ventos percam intensidade. Com o avanço de uma área de alta pressão atmosférica associada a uma massa de frio, o tempo firme predomina sobre o Rio Grande do Sul e as temperaturas entram em declínio.

No momento, as condições são de alerta para algumas áreas do Estado, a região Centro onde está Cachoeira do Sul e a Região Norte, permanecem em atenção. Os acumulados podem variar entre 60 a 80 mm, devendo chegar aos 100 mm em parte da Campanha e Sul Gaúcho.

CONDIÇÕES E PREVISÃO HIDROLÓGICA

A condição hidrológica nos principais rios do Estado é de níveis normais e em declínio. Em virtude da previsão de precipitações volumosas para o Sul do estado, está prevista elevada resposta hidrológica nos rios dessa região. Sendo assim é indicada a condição de Alerta para as bacias Negro, Mirim-São Gonçalo, Camaquã e Santa maria, com a possibilidade de ocorrência de inundações gradativas e enxurradas onde chuva apresentar elevada intensidade.

RIO JACUÍ – CACHOEIRA DO SUL – Em Cachoeira do Sul o nível do Rio Jacuí está com 16,50 m a montante e 15,30 m a jusante, estando 2,50 m abaixo do nível normal que é de 18 m. O rio está em declínio baixando 1,79 cm/h.
O monitoramento realizado entre a Defesa Civil Municipal e Estadual é realizado diariamente através de boletim e contato telefônico monitorando a situação de rios e barragens e a evolução do evento adversos através da Sala de Situação.

RISCOS, MEDIDAS PREVENTIVAS E AÇÕES DE RESPOSTA:
– ENXURRADA: chuva intensa em um curto período pode causar colapso na drenagem pluvial e a água invadir pátios, residências e ruas bem como entupir calhas causando infiltrações. População deve em período seco antes da ocorrência do evento revisar bueiros internos e externos e calhas a fim de realizar limpeza preventiva. Caso o evento ocorra evitar subir em telhado com chuva ou úmido para evitar quedas, desligar o disjuntor de luz, evitar o contato com a água e acionar auxílio.
– INUNDAÇÃO: os altos volumes pluviométricos podem causar elevação do nível de rios e arroios, atingindo residências, estradas e pontes. O nível do Rio Jacuí está em média com 15,45 m- 2,55m abaixo do nível normal. Em caso de observação de elevação do nível de rio e arroio organizar os materiais para remoção, documentos, roupas móveis e utensílios, e acionar auxílio; em caso de pontes ou estradas inundadas não atravessar, buscar outo caminho que seja seguro e informar a Defesa Civil.
– SOLAPAMENTO DE MARGEM / MOVIMENTAÇÃO DE MASSA: em caso de movimentação de terra próximo a residências localizadas em margens de rios e arroio ou em encostas evacuar imediatamente a residência e solicitar auxílio.
– RISCO DE QUEDA DE ÁRVORES: chuvas intensas podem ser seguidas de vento e isto pode ocasionar a queda de árvores e galhos, evite permanecer ou estacionar veículos sob árvores de grande porte, em caso de ocorrência solicite auxílio, em queda sobre residências desligue o disjuntor da luz e evacue a residência.
– QUEDA DE REDE ELÉTRICA, CABOS OU POSTES: não se aproxime, se possível sinalize o local, avise os órgãos de segurança, e comunique imediatamente a prestadora de serviço se possível com o código de cliente. CELETRO: (51) 3722 0900 – RGE: 0800 970 09 00
– DESTELHAMENTO DE RESIDÊNCIAS OU COLAPSO DE EDIFICAÇÕES: evacue o imóvel imediatamente e busque abrigo em local seguro, se possível desligue o disjuntor de luz e feche o registro de água.

CONTATOS PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO EM CASO DE EMERGÊNCIAS
DEFESA CIVIL: (51) 995358310 – Fone/WhatsApp – se possível enviar WhatsApp com nome completo, endereço, localização e imagens da

ocorrência.

CORPO DE BOMBEIROS: 193

SAMU: 192

CELETRO: (51) 3722 0900

RGE: 0800 970 09 00