Defesa Civil de Cachoeira do Sul vai apoiar as comunidades afetadas por ciclone no RS

Por
Defesa Civil de Cachoeira do Sul vai apoiar as comunidades afetadas por ciclone no RS
ESTADO
19 de junho de 2023 - 17172545_2078975_GDO

Crédito: Gustavo Mansur/Secom

Três agentes da Superintendência da Defesa Civil de Cachoeira do Sul trabalharão em apoio às comunidades afetadas pelo Ciclone Extratropical que atingiu a região metropolitana e litoral do Rio Grande do Sul na última semana. A equipe atuará em apoio ao Município de Caraá, que tem uma extensão de 292,5km² de área e fica situado na região Litoral Norte do Estado, entre a serra, a metrópole e o mar.

O Município tem aproximadamente 8 mil habitantes, registrou 3 óbitos e segue com 3 pessoas ainda desaparecidas e 180 pessoas desabrigadas. As águas do Rio dos Sinos, que nasce na região, subiu cerca de 3 metros em pouco tempo, deixando um rastro de destruição.

Pessoas ficaram isoladas e houve destruição de moradias, estruturas e prédios públicos, atingindo ainda o cemitério da cidade e acessos decorrentes de danos e destruição de estradas e pontes.

A equipe de Cachoeira do Sul designada pelo prefeito José Otávio Germano é composta pelo Superintendente Edson Neves Junior, o coordenador de operações, José Antônio Terra Júnior, e a coordenadora em Saúde, Simone Netto Mônego. Eles estarão em apoio ao Município tanto no atendimento às vítimas quanto no apoio técnico na elaboração de laudos e documentos necessários para as ações de resposta e reconstrução.

FRENTES DE TRABALHO

Os municípios afetados precisam trabalhar em duas frentes de trabalho: a primeira na continuidade das ações de socorro, busca por desaparecidos, assistência às vítimas e pessoas afetadas e segunda está a questão técnica/burocrática, que é fundamental para que o Município afetado possa receber recursos para as ações de resposta e reconstrução através do Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID). O prazo é de 10 dias para decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública, conforme a avaliação dos danos.

A Equipe de Resposta de Cachoeira do Sul também está levando ajuda humanitária através de doações arrecadadas pelo Grupo DeMolay de Cachoeira do Sul.