Cidade implantou oito abrigos e número de desalojados e desabrigados está aumentando. Foto: Ascom/Prefeitura.
A Defesa Civil de Cachoeira do Sul divulgou neste domingo (5) que 1.088 pessoas estão fora de suas casas devido à cheia do Rio Jacuí no município. Deste total, 316 então instaladas em 8 abrigos e outras 772 estão em casa de familiares e amigos. O relatório aponta ainda que os números não param de aumentar, pois um grande número de famílias passou neste domingo pela Secretaria de Obras para efetuar o cadastro, que tem por finalidade verificar a quantidade de desabrigados e desalojados.
O trabalho da Defesa Civil segue agora com o levantamento de dados para organização do Decreto de Emergência. Para tanto, é preciso avaliar os danos humanos, ambientais, estruturais e econômicos, segundo o superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior.
RIO JACUÍ DÁ SINAIS DE ESTABILIZAÇÃO DE SEU NÍVEL
As últimas medições apontam que o Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, está com sinais de estabilização. Neste domingo, por exemplo, às 17h45min, o nível estava em 27,82 metros, ou seja, baixando porque já chegou a 28,44 metros.
A SITUAÇÃO DE CACHOEIRA
– AULAS: Decreto divulgado neste domingo determinado a suspensão das aulas na rede pública e privada por mais três dias (segunda, terça e quarta-feira). O Estado dará as orientações para a rede estadual. A Prefeitura acompanha a situação dos próximos dias dando novas orientações.
– LIXO: o recolhimento segue normalmente. O que a Prefeitura pede é que as pessoas separem seu lixo e mantenham os recicláveis em casa, diminuindo o volume de descarte.
– COMBUSTÍVEIS: cidade sem abastecimento. Todas as rotas de acesso ao município estão bloqueadas. A recomendação é de que os veículos em geral devem ser usados com racionalidade.
– Transporte aéreo: a Defesa Civil está trabalhando para que cestas básicas e insumos para o HCB cheguem através de aeronaves.
– Compra de alimentos: a cidade não recebe caminhões de abastecimento até que aconteça a liberação de estradas. Por isso, as pessoas precisam ter consciência na hora de fazer suas compras para que todas as famílias permaneçam abastecidas.
– Postos de saúde: funcionarão normalmente nesta segunda-feira, pelo menos enquanto tiver água. Qualquer alteração será avisada.
– Abastecimento de água: o abastecimento está sendo feito de forma alternada entre regiões da cidade. Por isso, todos ainda devem racionar água, usando apenas o que for realmente necessário. A Corsan ainda segue fazendo adaptações no sistema para permitir o abastecimento.
Os abrigos utilizados
Abrigo 1 – Derlizão
Abrigo 2 – Ginásio da Escola Rio Jacuí
Abrigo 3 – Centro de Formação da Paróquia Santo Antônio
Abrigo 4 – Mococa
Abrigo 5 – Ferreira (Escola Estadual Zilá da Gama Mor)
Abrigo 6 – Ferreira (Olaria)
Abrigo 7 – Cristo Rei (parte alta)
Abrigo 8 – Colônia de Pescadores