A Defesa Civil de Cachoeira do Sul emitiu na manhã deste sábado (29) um alerta de mudança radical no tempo na região e no RS. As previsões são de que a partir de segunda-feira (31) ocorram chuvas, ventos e a chegada de uma massa de ar fria que vai derrubar as temperaturas.
Para a região de Cachoeira, conforme a Climatempo, a instabilidade inicia a partir deste domingo (30) com 20 mm de chuva e pancadas na segunda-feira. A partir de terça-feira (1º), as temperaturas pela manhã serão de 6 graus e à tarde não passará dos 18 graus.
ATENÇÃO
Está prevista uma passagem de uma frente fria, que vai se estabelecer no Rio Grande do Sul e chegará também a Santa Catarina. Possibilidade de geadas e até formação de neve, conforme meteorologistas.
PREVISÃO DO TEMPO
Domingo (30):
– Pancadas de chuva acompanhadas por descargas elétricas avançam entre a madrugada e manhã pela Fronteira Oeste e entre o Noroeste e Norte gaúcho, devido à influência de uma área de baixa pressão. A partir da manhã, o fluxo de umidade da Amazônia se intensifica, e com o padrão pré-frontal, os ventos sopram com moderada a forte intensidade na maioria das regiões, variando entre 60 e 70 km/h especialmente na metade norte e Campanha.
– No decorrer da tarde e noite uma frente fria se deslocam em direção ao Estado. Ocorrerá formação de áreas de instabilidades, que ganharão força com temporais em praticamente todo o RS, com risco de eventual queda de granizo, chuva forte em um curto período de tempo em áreas isoladas.
– Poderão acontecerão rajadas de vento de 60 a 80 km/h (podendo ultrapassar estes valores de forma pontual). Os maiores acumulados de chuva ficarão entre o Noroeste, Norte e áreas da Campanha, em torno dos 30 – 50 mm.
Segunda-feira (31):
– No decorrer da madrugada a instabilidade seguirá em todas as regiões gaúchas ainda com risco de chuva forte em áreas do Norte e Nordeste gaúcho. Já, ao longo do dia, à medida que a frente fria avança em direção à Santa Catarina e a massa de ar frio se aproxima ainda mais do Estado, as instabilidades perderão força e se manterão com fraca intensidade no Norte, Nordeste e Região Sul. As rajadas de vento seguirão soprando moderadas a fortes em todo o território gaúcho.
– A partir da noite, uma massa de ar polar se intensificará e avançará sobre o RS, provocando declínio acentuado das temperaturas, com chance de chuva congelada nos pontos mais altos da Serra Gaúcha e pontos isolados da Campanha no final da noite e madrugada de terça-feira (01).
Terça e quarta-feira (01 e 02):
-Ainda se mantém a condição de chuva fraca no Leste e no Nordeste gaúcho, devido ao fluxo de umidade do oceano em direção à costa, enquanto no restante do estado o tempo firme predomina.
-Destaque para as baixas temperaturas em todo o RS no período da manhã e com pouca elevação à tarde. Na terça, as temperaturas mínimas variam entre 3 e 6°C na maior parte do Estado, com risco de geada na Campanha. Apenas na faixa Leste as mínimas variam entre 7 e 11°C. Na quarta-feira, as mínimas seguem bastante baixas no Norte, Serra e áreas da Campanha, mas faz menos frio no restante das áreas e as temperaturas voltam a subir gradualmente à tarde.