Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

DECRETO DA PREFEITURA OFICIALIZA FECHAMENTO DE COMÉRCIO

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, como medida de prevenção ao coronavírus, determinará por meio de decreto o fechamento do comércio e o setor de prestação de serviço do município pelo período de 15 dias a contar deste sábado (21). A decisão foi tomada em reunião realizada no início da manhã desta sexta-feira (20), no salão do Museu Municipal.

Foto: Cacau Moraes/OC

 

O setor de farmácias, padarias e supermercados, postos de combustíveis e revendas de gás não será afetado pelo decreto. No entanto, não impede que as lojas e outros setores comercializem seus produtos por meio de televendas.

O prefeito Sergio Ghignatti, que coordenou a reunião, com a participação dos comandantes da Brigada, das duas unidades militares de Cachoeira (13º GAC e Batalhão de Engenharia) e secretários municipais queria ir mais longe. Ele sugeriu o fechamento das fronteiras do município.

FRONTEIRAS DO MUNICÍPIO

Esta questão gerou debate. O comandante da Brigada Militar, major Jaime Soligo, alertou que a decisão deveria ser amplamente debatida, porque envolveria uma logística de segurança. “Alerto que esta questão de fechamento, que poderá acontecer, necessita ser amplamente divulgada com antecedência”, disse, acrescentando é preciso uma análise mais profunda. Também os comandantes do 13º GAC e Batalhão se posicionaram contrários ao fechamento das fronteiras da cidade.

ATENÇÃO

O decreto que fechará o comércio será elaborado pela Procuradoria Jurídica da Prefeitura. Por solicitação da Brigada Militar ficará determinado que será proibida aglomeração de pessoas nas proximidades de postos de combustíveis e lojas de conveniências. O prefeito Sergio Ghignatti afirmou que o decreto tem o apoio da Câmara do Comércio e Serviços (Cacisc).

FISCALIZAÇÃO

O secretário de Desenvolvimento, Ronaldo Tonet, salientou que a partir de segunda-feira (23) a equipe de fiscalização da Prefeitura estará nas ruas para verificar o cumprimento do decreto. “São medidas extremas, mas necessárias”, afirmou. Ele disse que dadas orientações aos empresários.

Casos em Cachoeira do Sul

Em Cachoeira do Sul, seis casos foram descartados por exames laboratoriais. As ocorrência analisadas eram de quatro mulheres, com 22, 29, 38 e 76 anos; e dois homens, com 37 e 67 anos.

Permanece suspeito um caso de um paciente do sexo masculino, de 54 anos. Outro caso foi notificado, do sexo feminino, 33 anos. A paciente teve contato de caso suspeito em isolamento em Porto Alegre, com sintomas leves. Os casos suspeitos permanecem em isolamento aguardando resultado de exames.

Todos são casos importados ao Município.

Sair da versão mobile