Curta “Eu vi um lobisomem” mobiliza região da Ferreira

Por
Curta “Eu vi um lobisomem” mobiliza região da Ferreira
CULTURA
10 de abril de 2024 - Crédito: Reprodução

Um curta-metragem baseado no livro “Eu vi um lobisomem”, do autor cachoeirense Taugo Costa, tem sua gravação na região da Ferreira. O projeto teve início em 2023. Elaborado pela Inspira Produtora, produtora audiovisual de Cachoeira do Sul, foi aprovado em dezembro do ano passado. Em janeiro de 2o24, começaram as primeiras etapas, com a adaptação do livro para roteiro de cinema, feita por Thiago Beckenkamp.

Após a conclusão do roteiro, no final de janeiro, iniciou a fase de busca por atores e locações, com prioridade aos artistas e locações em Cacheoira do Sul. Após desistências, foi preciso buscar atores em outras cidades como Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. Ainda assim, a produção possui cerca de 80% do elenco composto de atores cachoeirenses.

Também na fase de pré-produção, foi feita a confecção de figurinos e objetos de cena que seriam usados. Em março, com todo o planejamento pronto, iniciaram as filmagens, que duraram três dias e contaram com a participação de moradores que atuaram como figurantes.

Na sequência, teve início a fase de pós-produção, tendo a edição e montagem feita em Cachoeira do Sul, e a mixagem de áudio feita pela produtora de áudio Tomate Cereja. Com o filme finalizado, estão sendo feitas as inscrições em festivais. Em breve, ocorrerão exibições gratuitas no cinema de Cachoeira do Sul e nas escolas da região.


 

“Foi a primeira vez que escrevi um roteiro adaptado, baseado em um livro. Foi uma experiência enriquecedora, trabalhar e explorar a criatividade sem desrespeitar a obra original, mas trazendo uma certa liberdade autoral, que é necessária em qualquer adaptação. O resultado final é um filme que traz elementos artísticos muito bem explorados, resultado trazido por uma equipe que se conecta muito bem, são excelentes profissionais que sabem exatamente o que fazem. E que entenderam e aceitaram desde o começo minha visão do projeto como diretor” – diretor Thiago Beckenkamp

 


Pedro Henrique, Marcos Klein, Thiago Beckenkamp, Breno Correa e Eduarda Rodrigues / Crédito: Divulgação

Pedro Henrique, Marcos Klein, Thiago Beckenkamp, Breno Correa e Eduarda Rodrigues / Crédito: Divulgação

EQUIPE TÉCNICA:

 

Thiago Beckenkamp (diretor e roteirista):

 

  • Nascido em Porto Alegre, se considera cachoeirense, pois chegou ao Município coms 4 anos de idade. É formado em Audiovisual mas também fez faculdade de Psicologia. Seu primeiro curta, “Labirinto do Criador” (2015), foi exibido em mais de 50 festivais de 18 países. Também escreveu e dirigiu os curtas “Pássaros na neblina” (2017), “Entre Paredes” (2018), “História de Ninar” (2018), “Enquanto Eu Respirar” (2021), “Tudo o Que Me Restou” (2022) e o longa metragem “Abismo” (2021). Seus filmes circularam em mais de 200 festivais ao redor do mundo.

 

Eduarda Rodrigues (produtora, diretora de arte e assistente de direção):

 

  • Formada em Audiovisual pela PUC, também cursou Fotografia na UNISC. Fotógrafa profissional. Teve seu trabalho exibido em mostras de Santa Cruz do Sul e Rio Pardo. Atuou como assistente de direção, diretora de arte, produtora e figurinista em diversos curtas-metragens que rodaram o mundo e conquistaram diversos prêmios. Também atua nas mesmas funções em peças publicitárias.

 

Maicon Herdina (finalização e mixagem de áudio):

 

  • Formado em Produção Audiovisual pela UNISC. Com mais de 15 anos de experiência na produção de áudio, hoje é proprietário/idealizador da produtora de áudio Tomate Cereja. Já fez o som de diversos curta-metragens, documentários e animações além do áudio de inúmeros comerciais para rádio, TV e WEB.

 

Breno Correa (diretor de fotografia):

 

  • De Lajeado. Breno é diretor de fotografia na Side Filmes, produtora audiovisual de Lajeado. Também dirige peças publicitárias e já trabalhou com grandes marcas como Sicredi, Sicoob, Benoit, entre outras.

 

Marcos Klein (captação de som direto):

 

  • Marcos é guitarrista, baixista, professor de música e produtor musical. Natural de São José do Cedro/SC, começou a estudar música aos 7 anos de idade e com 17 anos, ingressou no bacharelado em Música e Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, reside em Cachoeira do Sul e, através de sua escola de música (IMusic), ajuda seus alunos a realizarem o sonho de tocar um instrumento musical.

 

Marcelo Bolsi Jr. (operador de câmera):

 

  • De Lajeado. Formado em Audiovisual pela UNISC, roteirista, diretor, produtor e editor das webséries “Trilogia da Cachaça” e “Uma Semana Difícil”. Trabalha como roteirista, diretor e editor para a produtora Marbo Filmes, de Lajeado, focada em produção de vídeos empresariais, institucionais, de produto e serviço e VTs comerciais.

 

Pedro Henrique Loreto (segundo assistente de direção):

 

  • De Cachoeira do Sul. Com apenas 17 anos, Pedro já dirigiu um longa-metragem feito com recursos próprios, com a ajuda de seus irmãos e amigos, tudo feito em Cachoeira do Sul. O filme foi exibido no cinema da cidade, contando com salas cheias.

 

Thiago Beckenkamp, Taugo Costa, Jorge Colbeich e Eduarda Rodrigues / Crédito: Divulgação

Thiago Beckenkamp, Taugo Costa, Jorge Colbeich e Eduarda Rodrigues / Crédito: Divulgação

 

ELENCO:

 

Rafael Rodrigues Oliveira:

 

  • De Cachoeira do Sul, Rafael, com apenas 7 anos, protagoniza “Eu vi um Lobisomem”. Apesar de ser a primeira experiência de Rafael, o ator surpreendeu a todos na equipe com seu talento e atenção para as instruções. Além da resistência e paciência ao participar dos intensos dias de gravação.

 

Angelo Bissacotti Brum:

 

  • De Cachoeira do Sul. Formado em Cinema pela FAAP, de Curitiba e Artes Visuais pela UFSM, além de atuar no “Eu Vi Um Lobisomem”, também atuou em “Tudo o Que Me Restou” e em outros filmes e peças publicitárias do diretor Thiago Beckenkamp.

 

Bruno Pontes:

 

  • De Porto Alegre, é ator, músico, e contador de histórias. Atuou no Gramado in Concert, Mega Domo – Viagem de Natal, A Vila de Natal – D’arte Multiarte/Barra Shopping Porto Alegre, Musical – Dona Flor e Seus Dois Maridos e Caravanas de Teatro Itinerante RGE e AES Sul e foi Diretor de Arte e Coordenador da Oficina Lúdica da Criança, onde ministrou aulas de Teatro e Musicalização por 8 anos.

 

Fernanda Florence Kuhleis:

 

  • É de Cachoeira e atualmente mora em Santa Maria onde cursa Teatro na UFSM. Em 2017, atuou no filme “Pássaros na Neblina”, de Thiago Beckenkamp, que participou do festival ABCine, de São Paulo, considerado o maior festival de cinematografia do Brasil. Em 2023 apresentou a performance “Rebentação”, baseada na peça “Gota d’água” de Chico Buarque.

 

Jorge Colbeich:

 

  • De Cachoeira do Sul. Fã de cinem, passou a pensar em interpretação ao receber o convite para protagonizar o filme “Tudo o Que Me Restou”, de Thiago Beckenkamp. O filme teve uma recepção positiva da crítica, recebendo prêmios de roteiro e fotografia. A atuação no filme rendeu elogios em festivais pelo Brasil e até mesmo um convite para atuar em materiais da rede Globo.

 

Gilmar Almeida da Silveira:

 

  • De Santa Cruz do Sul. Ator profissional desde 1999. Em 2023 fez parte do elenco no longa nacional dirigido por Bruno Martins e Diego Műller com estreia para o segundo semestre deste ano. Também fez vários comerciais nacionais como a campanha feita pelo Site de apostas Betano para a Copa do Mundo. E campanhas para a Jeep Commander, Movida Aluguel de carros, Compra , banco Sicredi Nacional além de outras marcas.

 

João Victor Loreto:

 

  • De Cachoeira do Sul, João Victor atuou no longa-metragem “A Criação de Frankenstein”, escrito e dirigido por seu irmão, Pedro Henrique Loreto.

 

Jorge Antônio Rodrigues:

 

  • Morador da Ferreira, em Cachoeira do Sul, Jorge Antônio nunca havia participado de um filme, e teve no “Eu vi um Lobisomem” sua primeira experiência na atuação para cinema.

 

Sobre a Lei Paulo Gustavo

O projeto recebeu a quantia de R$ 47 mil, que foi utilizada para pagamento de cerca de 20 profissionais envolvidos na equipe técnica, elenco principal e de apoio. O recurso também foi aplciado na compra e confecção de figurinos, objetos de cena, transporte, alimentação, hospedagem e recursos de acessibilidade como audiodescrição, legenda descritiva e libras.

 


 

MANDE SEU EMAIL CLICANDO AQUI

ou mande uma mensagem para gente CLICANDO AQUI

dizendo que quer recer nossa NEWSLETTER

 


Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no WhatsApp CLICANDO AQUI

 


Siga o canal “PORTAL OCORREIO” no Telegram CLICANDO AQUI

 

 


Leia mais notícias sobre “CULTURA” CLICANDO AQUI