Cachoeira do Sul será reverenciada no palco do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART). O festival inicia nesta sexta-feira (15) e segue até domingo (17). Terceiro lugar em 2018 na Força B, o CTG Os Gaudérios vai levar para o tablado o progresso do município através da cultura do arroz. Além do resgate com a colheita na base da foice, a invernada faz uma relação com São Francisco de Assis, padroeiro dos agricultores. Com trajes típicos das colheitas praticadas na época, a entidade fala pela primeira vez sobre esse tema relevante para a Cachoeira. “Esperamos o momento certo para falar e dançar sobre Cachoeira, todos os detalhes foram pensados para que tudo ocorra bem, quem esteve na Pré-Estreia percebeu isso”, descreve Pedro Henrique Souza, posteiro do grupo.
Na coreografia de saída, a Feira Nacional do Arroz (Fenarroz) receberá a homenagem pelos seu feitos e glórias durante esses anos, e a importância que o evento tem para os arrozeiros. O CTG Os Gaudérios vai abrir o bloco 2 no sábado (16) pela manhã, às 8 horas, o representante cachoeirense disputa com mais sete grupos a vaga para grande final. Três invernadas passam para o domingo (17) que vai reunir 20 entidades.
Individual
Além das danças tradicionais, o CTG Os Gaudérios terá representantes nas modalidades individuais. Pedro Henrique Souza e Milena Bona na Dança Gaúcha de Salão e Mayne Dottes no Solista Vocal Feminina.