Atualizada às 11h10min deste sábado (6) para correção: a informação de que um suspeito havia sido preso na ação da Brigada Militar na Barragem do Capané não se confirmou. Há, portanto, dois criminosos sendo procurados neste sábado. A informação já foi corrigida no texto.
Dois criminosos morreram na tarde desta sexta-feira (5) durante confronto com a Brigada Militar na Barragem do Capané, no interior de Cachoeira do Sul. Os indivíduos, que ainda não foram identificados, são apontados como suspeitos de participação na tentativa de assalto à Óptica e Joalheria Bartmann, na Avenida Brasil, ocorrido no começo da tarde e que movimentou a parte alta cidade por ter tido troca de tiros e um bandido baleado por um empresário.
Desde então, a Brigada Militar e a Polícia Civil mobilizaram todas as forças de segurança da cidade em busca dos criminosos. Na Avenida Paul Harris, um carro usado pelos criminosos na fuga foi encontrado queimado. A reportagem do Portal OCorreio apurou se tratar de um Fiat Uno furtado em Tramandaí no mês passado.
Do local, eles teriam fugido a pé pelo mato. O assaltante que invadiu a joalheria armado, inclusive, foi baleado e recuou para sair em fuga de carro com os outros três comparsas. (continua abaixo da publicidade)
Guarnições da BM e equipes da Polícia Civil dedicaram o dia a procurar os bandidos, já que as primeiras informações apuradas por equipes de inteligência e de investigação apontavam que se tratava de quatro criminosos vindos da Região Metropolitana de Porto Alegre. Em buscas simultâneas por diferentes pontos da cidade e do interior, guarnições localizaram integrantes da quadrilha na Barragem do Capané.
Houve troca de tiros e pelo menos dois bandidos morreram no cerco da Brigada Militar. Os outros dois integrantes da quadrilha fugiram e estão sendo procurados. A BM fechou o cerco ao criminoso, que pode estar escondido em área de mata. A reportagem do Portal OCorreio foi até a Barragem do Capané e conversou com policiais do Serviço de Inteligência da BM que guarneciam a porteira da área de lavoura onde ocorreu o confronto.
TECNOLOGIA NA BUSCA AOS CRIMINOSOS
Eles preferiram não confirmar as mortes ocorridas no local, cuja entrada fica a menos de meio quilômetro da BR-153. No entanto, um carro funerário foi flagrado pela reportagem deixando a propriedade rural. O motorista levou o veículo até a beira da rodovia para sinalizar o local para uma equipe do Instituto Geral de Perícias que se deslocava de Santa Maria por volta das 20h para periciar o local onde aconteceu o confronto e as mortes.
Os próprios policiais da Inteligência da BM orientaram a reportagem a se retirar do local por questões de segurança, pois equipes de policiais militares e civis faziam buscas criminoso que conseguiu escapar. A informação era de que tecnologias de detecção de caminhada eram empregadas nas buscas aos fugitivos.
Até o fechamento desta matéria, por volta das 21h15min desta sexta-feira, as buscas aos homens que conseguiram escapar continuavam e os corpos dos dois suspeitos baleados não haviam sido retirados do local.
Após o trabalho da perícia, realizado em meio a uma área de lavoura de difícil acesso e com estruturas de irrigação, os corpos dos suspeitos seriam recolhidos ao Posto Médico Legal de Cachoeira do Sul para exame de necropsia.
O ASSALTO À ÓPTICA E JOALHERIA BARTMANN
Uma ação de quadrilha chamou a atenção de comerciantes, moradores e pedestres na parte alta de Cachoeira do Sul no começo da tarde desta sexta-feira (5). Pelo menos quatro criminosos participaram de uma investida contra a Bartmann Óptica e Joalheria, na Avenida Brasil, crime que teve que troca de tiros e pelo menos um bandido baleado.
Os assaltantes chegaram de carro ao estabelecimento. Pelo menos um deles desceu e invadiu a loja, na tentativa de render atendentes. Um empresário reagiu ao ataque com tiros. O criminoso ferido recuou, ingressou no carro onde estavam três comparsas e todos fugiram sem levar nada da loja.